Secretaria Municipal de Saúde de Flor da Serra do Sul já comemora as primeiras conquistas de 2014

10 de Fevereiro de 2014

O Secretário Municipal de Saúde de Flor da Serra do Sul, Enio Machado, falou sobre as ações concretizadas em 2013 e destacou os principais trabalhos já desenvolvidos no começo de 2014, os quais estão gerando grande motivação para o referido período

=”javascript:popup(‘/pop-up/noticias.asp?id=897&img=01’);”>Dentre os principais trabalhos desenvolvidos pela Secretaria de Saúde de Flor da Serra do Sul, Enio Machado destacou uma série de programas que foram aderidos e firmados em 2013 e que neste ano de 2014 terão continuidade. Ele explanou que no início do mandato, quando assumiu a Secretaria de Saúde, o Município aderiu aos programas que julgava necessários para melhorar o atendimento à população. “O nosso objetivo é fazer com que os munícipes se sintam acolhidos e bem atendidos pelo Sistema Único de Saúde-SUS aqui de Flor da Serra do Sul. Com este intuito, pensamos em realizar um trabalho diferenciado, contando sempre com o apoio e dedicação de toda a equipe da Saúde, apta a dar esta estrutura aos usuários deste sistema”, salientou.

Com relação aos programas de uma forma mais específica, o Secretário informou que foram realizadas algumas modificações em certos setores da Secretaria, a começar pela readequação da sala de vacinas, adaptando-a de acordo com as exigências do Ministério da Saúde. Na Unidade de Saúde foi montada uma sala de fisioterapia e foi contratada mais uma fisioterapeuta. Agora, o Município conta com duas profissionais, que trabalham 20 horas cada uma, totalizando 40 horas semanais de atendimento.

Além das equipes do ESF, do PMAQ (Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica) e dos demais programas que já vinham sendo desenvolvidos, Flor da Serra do Sul aderiu ao programa Brasil Sorridente, através do Governo Federal, por intermédio do Ministério da Saúde. Por mês, são realizadas cerca de 20 a 25 próteses dentárias, atendendo a população mais carente. O levantamento de dados, para que sejam selecionadas as pessoas carentes e que realmente necessitam desse tratamento, é realizado pelas agentes comunitárias de saúde, que repassam as informações colhidas para a equipe de odontologia do Município.

Para 2014 há o projeto de implantação do Nasf (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) em Flor da Serra do Sul. “Já adotamos o programa e o recurso de R$ 8 mil está na conta do Município desde outubro do ano passado. Esta verba será destinada para a contratação de novos profissionais, que darão um suporte maior às equipes de famílias. Eles estarão visitando as famílias que precisam de auxílio nas mais diversas áreas da saúde. Estamos trabalhando para que neste mês de fevereiro o programa seja implantado”, ressaltou.

O Município conta com uma grande equipe de odontologia, que presta 140 horas de atendimento à população. A equipe de enfermagem também se empenha e desenvolve um trabalho exemplar. “Na parte da manhã, as auxiliares de serviços gerais se envolvem e fazem um importante trabalho. Às 6hs30min elas abrem a unidade de saúde e distribuem as fichas até às 7hs30min. Sendo assim, a população não fica esperando o atendimento do lado de fora do posto de saúde”, explicou.

2014 é um ano de grandes expectativas, visto o projeto de ampliação do Posto Municipal de Saúde. Conforme o Secretário, o Município contava com dois projetos de reforma e ampliação em andamento: um no Governo Federal, através do Sismob (Sistema de Monitoramento de Obras), e outro no Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde. “O projeto de reforma da unidade foi aprovado e um recurso de R$ 69.800,00 já está na conta da Secretaria. Ao todo serão disponibilizados R$ 350 mil para concretizarmos esta obra. No momento estamos fazendo o projeto hidráulico”, informou. Ele pediu a compreensão da população, pois, durante a reforma, as atividades do Posto serão realizadas normalmente, podendo causar alguns transtornos.

De acordo com Enio Machado, a expectativa é que nos próximos meses o projeto de ampliação, através do Governo do Estado, seja aprovado e liberado. Será feita a junção da unidade básica de saúde com a Clínica da Mulher, unindo toda a área de saúde do Município.

Diante das experiências adquiridas em 2013, ele espera que 2014 seja um ano ainda melhor, com a realização de grandes ações que venham trazer incontáveis benefícios à população. Por este aprendizado, parceria e estruturação da equipe, acredita que o atendimento à comunidade seja intensificado, visto o comprometimento, dedicação e vontade de trabalhar por parte de todos os servidores da saúde. O Secretário também falou do envolvimento e da parceria da Administração Municipal, que auxilia e apoia os projetos e ações da Secretaria Municipal de Saúde.

Apesar de todo o esforço, o Departamento de Saúde é bastante delicado. Por isso, Enio Machado pediu a compreensão da população nos momentos mais complicados, respeitando os casos que necessitam de um atendimento mais urgente. Elogiou o empenho de todos os profissionais da área, que se dedicam em prestar serviços de qualidade e atender bem a comunidade sulflorense.