Secretaria de Saúde realiza semana da saúde bucal

23 de Outubro de 2009

=”javascript:popup(‘/pop-up/noticias.asp?id=265&img=01’);”>A Secretaria de Saúde de Flor da Serra do Sul promove mais uma vez a Semana da Saúde Bucal que iniciou segunda-feira e vai até esta sexta-feira. O objetivo é diminuir os índices de crianças e adolescentes com cáries e com isto educar a população desde cedo.



A técnica em higiene bucal de Flor da Serra, Queli Toigo, explica que entre os dias 19 e 23 estão sendo apresentadas peças teatrais as crianças de 1ª a 4ª série e palestra para os alunos de 5ª a 8ª. “Na semana passada nós confeccionamos a roupa dos personagens: dente, escova, chocolate e chiclete” explica Queli.



Aproximadamente 400 alunos do ensino fundamental do município participaram da semana da saúde bucal. No entanto através de um programa do Governo Federal intitulado Brasil Sorridente e aplicado pelas equipes de PSF (Programa da Saúde Familiar) todas as crianças devidamente matriculadas recebem acompanhamento odontológico.



=”javascript:popup(‘/pop-up/noticias.asp?id=265&img=02’);”>A equipe do PSF passa de uma a duas vezes por mês em todas as comunidades do interior realizando escovação, aplicando flúor e entregando kits de higiene bucal (escova e creme dental). “Trocamos as escovas de três em três meses. Sempre orientamos as crianças e quando possível os pais” afirma Queli revelando que no interior do município ainda há casos constrangedores, como o de famílias inteiras que utilizam uma única escova de dentes.



Estes casos são minoria. É fácil constatar isto analisando o quadro da higiene bucal das gerações das décadas de 40 e 50 em relação às décadas de 80 e 90. Na metade desde século boa parte da população substituía os dentes naturais por dentaduras, hoje é raríssimo ver um jovem arrancando todos os dentes naturais.



Não há dúvidas sobre a processo de maturidade da higiene bucal e isto se deve, principalmente, a fatores culturais e educacionais como os que estão sendo desenvolvidos em Flor da Serra do Sul.






=”javascript:popup(‘/pop-up/noticias.asp?id=265&img=01’);”>





=”javascript:popup(‘/pop-up/noticias.asp?id=265&img=02’);”>

Pular para o conteúdo