Secretaria da Saúde de Flor da Serra do Sul promove momento de apresentação de ações e projeções

17 de Outubro de 2013

Na noite de 11 de outubro, véspera do Feriado do dia 12, no Plenário da Câmara Municipal de Vereadores de Flor da Serra do Sul, o Secretário Municipal de Saúde, Enio Machado, e integrantes da equipe de trabalho da Secretaria da Saúde, apresentaram as ações desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Saúde até o momento. Estiveram presentes a prefeita Lucinda Ribeiro de Lima Rosa, o vice-prefeito Flávio  Griebeler, o presidente da Câmara Municipal Alcenir Rimoldi, vereadores, secretários municipais, lideranças e profissionais da área da Saúde Sulflorense


 


A Abertura aconteceu com a fala do presidente da Câmara, vice-prefeito e prefeita municipal, os quais salientaram a evolução que os atendimentos da Saúde tem conquistado; a importância do trabalho em equipe e das críticas positivas; e a necessidade que a Saúde possui em prestar um serviço cada vez melhor para os munícipes, tendo em vista que estes só procuram esta área quando realmente necessitam.


Inês Pazolini, Secretária de Educação e Ministra da Igreja Católica, fez a abertura da parte espiritual, destacando a importância do evento e fazendo uma oração. Eloi Trevisan, que presta assistência técnica para a Secretaria Municipal de Saúde na questão da organização e obtenção de recursos, explanou os objetivos do referido momento e também conduziu o protocolo. “Temos também como finalidade otimizar o tempo dos profissionais para evoluir sempre mais na área da Saúde Sulflorense. Tenho 16 anos de experiência nesta área e vou me esforçar para contribuir com este importante Município”, salientou ele.


A enfermeira Andressa de Góis apresentou as equipes e explicou sobre as atividades realizadas pelos dois ESFs (Estratégia da Saúde da Família), os quais atendem 1.559 famílias sulflorenses através do Sistema Único de Saúde-SUS, sendo que apenas 78 destas possuem plano de saúde particular. QuelioToigo expôs a parte da Odontologia, relacionando os locais de atendimento e também dando foco para o trabalho preventivo. A enfermeira Diana Silvestre relacionou as atividades da Clínica da Mulher, com prioridade para as gestantes e crianças. Elizandra falou sobre os trabalhos de combate a Dengue, agradecendo a ajuda das secretarias de Esportes, Meio Ambiente e Obras, salientando que há muito trabalho a ser realizado, tendo em vista que assumiu a referida área há apenas três meses.


O Secretário de Saúde, em sua apresentação, revelou que nos últimos três meses a Saúde do Município atendeu 4.302 pacientes com consultas médicas, e que diariamente são realizados cerca de 700 a 800 procedimentos pelos profissionais da área da Saúde, levando em consideração que Flor da Serra do Sul possui população de aproximadamente 4,7 mil habitantes. “No tocante aos investimentos, podemos adiantar que trocamos as calhas do Posto, adquirimos quatro micro-computadores e três impressoras, e também um ar-condicionado, além de máquinas de lavar roupa, forno micro-ondas e fogão a gás. Investimentos também no ambulatório, salas de vacinas e fisioterapia e na recepção. Também estão sendo licitados dois veículos novos”.


Para 2014, revelou que pretende manter todos os funcionários do quadro e sugerir a contratação de 20 horas para ampliar os serviços para as áreas de Pediatria, Clínica Geral, Fisioterapia, Psicologia, Nutricionista e Educação Física.


Em entrevista especial e exclusiva para a reportagem do Jornal Tribuna Regional, Enio Machado destacou que este ato teve por objetivo divulgar as ações da Secretaria Municipal e fazer com que as lideranças presentes disseminem os referidos trabalhos. O encontro serviu para apresentar os funcionários da pasta e sua função, para que os munícipes possam se dirigir diretamente à pessoa responsável pela sua questão e que lhe repassará as informações cabíveis à sua necessidade, evitando maiores transtornos aos munícipes e aos próprios servidores.  


Na reunião, o Secretário informou que também foram repassadas informações referentes as campanhas realizadas na área de saúde e as metas das mesmas, para que a população fique a par destes acontecimentos e das ações que visam a prevenção. Conforme Enio Machado, estes trabalhos começaram a ser desenvolvidos por setores e futuramente, sua meta é fazer com que cada servidor fale a respeito de sua função e de seu trabalho. Para isto, é necessário reunir todo o grupo de funcionários da saúde, para que cada um especifique as tarefas que desenvolve dentro da Secretaria.


“O grande objetivo de hoje foi apresentar às lideranças os trabalhos desenvolvidos para que estas disseminem as ações que estão sendo feitas na saúde, pois isto não é muito divulgado, visto que os trabalhos são longos e a saúde conta com uma burocracia muito grande, roubando muito tempo da equipe e, muitas vezes, impossibilitando a divulgação destes trabalhos que vêm sendo realizados”, declarou ele.


Destacou que os serviços prestados pelos servidores públicos devem ser oferecidos e efetivados da melhor forma possível, para satisfazer a população, usuárias destes serviços, que tem direito a um atendimento de qualidade, sério e comprometido por parte dos funcionários.


Enio Machado informou que R$ 350 mil estão previstos para a reforma da Unidade Básica de Saúde de Flor da Serra do Sul, sendo este um projeto que está em andamento e 20% deste recurso já se encontra na conta da Prefeitura Municipal. Conforme o Secretário, neste momento está sendo elaborada a planta da reforma. Para isto, salientou que quer ouvir a opinião dos funcionários, sendo que já há o esboço desta obra, realizada por ele e pelo engenheiro civil, porém afirmou que quem trabalha no local diariamente deve ter a sua participação neste processo.


Sendo assim, frisou que a planta encontra-se em uma mesa grande, em que, com um lápis, cada funcionário pode acrescentar ideias, para criar uma estrutura bonita, ampla e moderna, que dará segurança, qualidade e comodidade aos servidores e aos pacientes.


A Saúde de Flor da Serra do Sul pensa em trabalhar cada vez mais forte a questão preventiva, sendo que percebe-se desde o início do ano um intenso trabalho com este foco. O Secretário explanou que deu início a esta ideia visto os benefícios de se trabalhar com ações preventivas. Para que isto ocorra destacou que, primeiramente, deve-se equipar as unidades de saúde, oferecendo condições para que os servidores executem a sua função, fazendo com que estes trabalhem com mais ânimo e vontade, visto que a grande meta do trabalho é a prevenção.


Frisou que trouxe a área de fisioterapia para dentro do Posto Municipal de Saúde e está cobrando mais funcionários para que se possam fazer visitas domiciliares com mais frequência, trabalhando firmemente com os hipertensos, diabéticos e idosos, desenvolvendo trabalhos fora da unidade básica e perto das famílias, repassando orientações e informações importantes para uma melhora na qualidade de vida destas.


Grandes projetos estão previstos para 2014. Ele ressaltou que estas ações terão continuidade graças ao auxílio e parceria da Administração Municipal, que sempre está apoiando a Secretaria de Saúde, ajudando e contribuindo no que for necessário, para que tudo ocorra dentro do previsto e para que a população fique satisfeita com os serviços prestados. Lembrou que o compromisso que assumiu com a Administração Municipal se encerra este ano na condição de ocupar o cargo de Secretário da Saúde, mas deixa programas em andamento e propostas de outras ações que poderão ser efetivadas no próximo ano, para que a saúde de Flor da Serra do Sul seja cada vez melhor.


Agradeceu a todos que participaram do encontro na noite da sexta-feira, incluindo as lideranças; funcionalismo público, especialmente da pasta da Saúde; demais secretários; a Administração Municipal; os vereadores, que sempre se mostraram comprometidos com os projetos apresentados pela Secretaria de Saúde, visto que até o momento todos foram aprovados por unanimidade; e o Conselho Municipal de Saúde, que contribui com o desenvolvimento das campanhas e programas da Secretaria e tem participação na melhoria da qualidade da saúde.


Após o encontro na Câmara Municipal, todos os presentes participaram de jantar de confraternização, oportunidade em que puderam conversar ainda mais sobre assuntos pertinentes à area da Saúde.

Pular para o conteúdo