Saúde da mulher é tema de campanha em FSSul

10 de Fevereiro de 2011

A Secretaria da Saúde de Flor da Serra do Sul realizou, de agosto a dezembro de 2010, uma campanha de exame preventivo do câncer de colo do útero e câncer de mama. No segundo semestre do ano passado foi inaugurada a Clínica da Mulher, uma das ações após esta inauguração foi este projeto para melhorar a qualidade de vida das mulheres sulflorenses.

O projeto mapeou e buscou atender todas as mulheres do município com um trabalho de conscientização sobre a importância destes exames. Entre agosto e dezembro de 2010 foram realizados 649 exames citopatólogicos, também conhecidos como preventivos ou papanicolau. Destes exames 201 foram realizados no posto de saúde, entre 12 de janeiro e 19 de agosto e os demais 448 na Clínica da Mulher.

Durante o período da campanha também foram realizados 443 exames de mamografia. No mesmo período de 2009 o número de preventivos foi de 366 e de mamografias foi 245.

Segundo a enfermeira Andressa de Goes, a intenção do programa era detectar possíveis problemas na saúde da mulher. Os casos em que o exame do cólo do útero apresentou anormalidade foram encaminhados para ginecologista.

A mamografia foi realizada em mulheres acima de 35 anos e o preventivo em meninas que já tenham tido relação sexual. “Detectamos 52 incorrências de baixo grau, todas receberam tratamento na própria Clínica da Mulher. Também tivemos 5 diagnósticos de lesão de alto grau, estes casos foram encaminhados para o Centro de Referência Ser Mulher em Francisco Beltrão” conta Andressa.

A enfermeira explica que os exames são encaminhados semanalmente para o laboratório e em cerca de 15 dias o resultado está disponível.

Para incentivar e conscientizar as mulheres da importância dos exames, foram realizadas reuniões na cidade e em todas as comunidades interioranas. Todas eram convidadas para comparecer em determinado dia na cidade onde a prefeitura disponibilizava um ônibus para que elas fossem a Francisco Beltrão realizar a mamografia, ao retornar, almoçavam na Assistência Social e a tarde faziam o preventivo.

Conforme a secretária da saúde, Margarete Savaris, o convite para as reuniões era feito pelas agentes comunitárias de saúde. Mesmo assim, algumas mulheres não compareceram, porém, agora em janeiro essas mulheres já começaram a procurar a secretaria da Saúde para realizar os exames.

A secretária destaca os pontos positivos da campanha. “Os números mostram a evolução no tratamento a mulher. Também estou contente com a equipe que se doou por completo a esta campanha. Além das profissionais de saúde, contamos com a secretaria da Educação que cedeu o ônibus, a Assistência Social que fez o almoço”, comenta reforçando que a partir da concientização as próprias mulheres passam a procurar estes exames da rede municipal de saúde.

Preventivos, também conhecidos como Papanicolau.
Ano Nº de exames
2007 333
2008 375
2009 366
2010 649

Mamografia
Período Nº de exames
Agosto/Dezembro de 2009 245
Agosto/Dezembro de 2010 443

Número de atendimentos realizados na Clínica da Mulher e da Criança em 2010
• 360 consultas periátricas. Início do atendimento em 26 de agosto.
• 187 consultas ginecológicas e obstétricas. Início do atendimento em 26 de agosto.
• 338 consultas de enfermagem. Início do atendimento em 10 de setembro.
• 134 puericultura. Início do atendimento em 26 de agosto.
• 448 preventivos. Início do atendimento em 26 de agosto.

Também foram realizados procedimentos de nebulizações, curativos e inserção de DIU (Dispositivo Intra-Uterino.