Ministério da Saúde adia vacinação contra Poliomielite

20 de Agosto de 2009

O Ministério decidiu adiar a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Paralisia Infantil, que aconteceria dia 22 de agosto. A nova data deve ser 19 de setembro. A mudança não comprometerá a saúde das crianças e nem o efeito protetor da vacina aplicada na primeira etapa em 20 de junho.
A decisão tomada pelo Ministério da Saúde tem o objetivo de evitar uma sobrecarga ainda maior nos serviços de atenção básica, porta de entrada para os pacientes com suspeita de gripe, e contribuir para que a vacinação ocorra em um cenário mais tranquilo, com os trabalhadores da área em condições de dar prioridade ao trabalho de imunização.
O adiamento da campanha da pólio atende ao pedido das secretarias estaduais de saúde dos estados mais afetados pelo aumento no atendimento de pacientes com os sintomas da gripe A H1N1. “É importante esclarecer que o adiamento não é porque temos casos da nova gripe em Flor da Serra, mas sim uma medida a nível nacional que visa não sobrecarregar os profissionais de epidemiologia” garante o Secretário de Saúde de Flor da Serra do Sul, Vantuir Bortolini.
A orientação do Ministério da Saúde é que as crianças aguardem para tomar a dose de reforço em setembro. Já as que precisam tomar a dose de rotina da vacina devem procurar os postos de saúde na data indicada no cartão de vacinação.
Assim que for confirmada a nova data, as secretarias municipais de saúde irão divulgar o calendário da segunda etapa da vacinação contra a Poliomielite.

Pular para o conteúdo