Flor da Serra do Sul, PR °min °max

Incentivo a amamentação

Durante o mês de agosto, uma das campanhas celebradas é o Agosto Dourado, dedicado ao incentivo à amamentação. Diante disso, a Secretaria Municipal de Saúde de Flor da Serra do Sul em conjunto com a equipe de ESF e NASF programou algumas ações para o incentivo ao aleitamento materno.

Entre os dias 1º e 23 a Clínica da Mulher conta com um espaço decorado para as mamães tirarem fotos com seus bebês. No dia 7 os profissionais tiveram uma palestra sobre a importância do aleitamento materno, que foi ministrada pela Pediatra Kenny, e ao longo do mês os profissionais estão repassando informações e tirando dúvidas sobre tema para as mães. Para encerramento da campanha será realizado o 1° Mamaço Sulflorense, no dia 31 de agosto, na academia da saúde, junto ao lago municipal, com a participação das gestantes, mães e profissionais, para promover um espaço de troca de informações sobre o tema da campanha, bem como dinâmicas e entrega de brindes.

Conforme explica a psicóloga Laiz Cecchin, o objetivo da campanha Agosto Dourado é sensibilizar a população, especialmente as mães e companheiro, sobre a importância da amamentação. No município há um grupo de gestantes, através do programa Mãe Sulflorense, que conta com encontros mensais, ministrado por equipe multiprofissional.

A enfermeira Drieli destaca alguns pontos importantes sobre a amamentação:

A enfermeira pontua ainda alguns pontos sobre amamentação que são cercados de tabus: