Flor da Serra do Sul: OdontoSesc oferece mais de 100 tratamentos odontológicos completos de forma gratuita para munícipes

13 de Setembro de 2017

A OdontoSesc iniciou os atendimentos em Flor da Serra do Sul no dia 12 de Agosto, e segue até o dia 10 de Outubro. Nesse período, cerca de 120 tratamentos odontológicos completos serão oferecidos para munícipes selecionados pelo Setor de Saúde

Para atender comunidades brasileiras que não tem acesso aos consultórios odontológicos, o Sesc criou o OdontoSesc. O projeto conta com uma frota de 52 unidades volantes que chegam à periferia das grandes cidades e nos municípios do interior de todo país. O projeto acontece por meio de um contrato de parceria com prefeituras municipais. O primeiro passo é o envio de um ofício à Direção Regional do SESC Paraná contendo os dados do município e solicitando a presença do Projeto OdontoSesc.

Para a Prefeita de Flor da Serra do Sul, Lucinda Ribeiro de Lima Rosa, o atendimento prestado pela OdontoSesc beneficia munícipes que não possuem condições de pagar um tratamento odontológico. “Estamos muito contentes pela chegada da carreta em nosso munícipio, tendo em vista que reivindicamos e estávamos na fila de espera a mais de seis meses, esperando a finalização do atendimento em outros municípios já cadastrados. Sem dúvidas, o trabalho que essa equipe está prestando em nosso município é de suma importância e beneficia, especialmente, os sulflorenses mais carentes, que necessitam do atendimento, mas não tem como pagar no momento. A OdontoSesc conta com quatro profissionais qualificados, atendendo diariamente na carreta. Nesse período que estão em Flor da Serra do Sul, devem ser prestados cerca de 120 atendimentos com tratamento completo, oferecidos de forma gratuita para a população em um período de 60 dias”.

No projeto são realizados procedimentos odontológicos de baixa complexidade, tais como: exames clínicos; restaurações com cimento de ionômero de vidro, amálgama ou resina composta; tratamento endodôntico (canal) de dentes anteriores; exodontias (extrações); procedimentos básicos de periodontia (tratamentos gengivais e raspagens radiculares); procedimentos preventivos como profilaxia (limpeza), aplicação tópica de flúor e de selantes e instruções de higiene oral; procedimentos básicos de odontopediatria; radiografias, curativos e atendimento dos casos de urgência.

Segundo a prefeita, cada tratamento completo oferecido pela OdontoSesc custa em média R$ 3 mil. “Os atendimentos estão sendo feitos de forma gratuita, mas sabemos que cada procedimento tem seu custo e tudo está sendo subsidiado pelo SESC, sendo necessário por parte da Administração o pagamento somente das despesas da equipe no período em que estão no nosso Município. Sem dúvidas, gera uma grande economia de recursos e beneficia um número muito maior de munícipes em um prazo mais curto de tempo do que poderíamos fazer através do Departamento de Saúde”, destacou Lucinda.

O tratamento é totalmente gratuito para todos os pacientes. Porém o projeto objetiva um grande envolvimento por parte do paciente incluído no programa de atendimento. Este se compromete a exercer seus direitos e deveres que facilitarão e contribuirão para o bom êxito de todo o período de implantação do projeto no município.

O Coordenador da OdontoSesc, Luciano Andrioli, ressaltou que a carreta conta com um espaço confortável e aconchegante para os pacientes. “A Carreta possui quatro consultórios totalmente equipados e operantes, um para cada dentista a bordo, também contamos com duas auxiliares e uma assistente social, que faz o trabalho educacional nas escolas. Hoje, o projeto chega até os municípios através de um requerimento feito pela Secretaria de Saúde Municipal ao SESC, sendo necessário aguardar na fila de espera para receber a equipe no seu município. Nós iniciamos o atendimento aqui em Flor da Serra do Sul no dia 12 de Agosto e seguimos até dia 10 de outubro, ofertando mais de 100 atendimentos completos para a população”.

Histórico

O projeto foi criado pelo Departamento Nacional e iniciou suas atividades em 1999 no estado da Paraíba, em um município chamado Esperança, palavra que caracteriza um sentimento constante entre a equipe de trabalho e os pacientes assistidos pelo OdontoSesc. Nos seus anos de existência, o projeto evoluiu em proporção nacional, buscando sempre promover ações de educação em saúde bucal e atendimento odontológico de excelência.

Presença no Brasil e no Paraná

O Brasil conta com 52 unidades móveis distribuídas por 25 estados e o Distrito Federal, atuando em bairros da periferia ou em pequenas comunidades do interior do País. O Paraná conta com duas unidades móveis atuando nos municípios que não possuem unidades de serviços do Sesc e na quais o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é baixo e cuja população apresenta dificuldades no acesso ao atendimento odontológico. Cada Unidade Móvel possui 4 equipamentos odontológicos completos, sala específica com aparelho de raio-x, central de esterilização, espaço para atividades de educação em saúde, além de todos os equipamentos periféricos necessários para um atendimento básico de qualidade.

Objetivo

Promover a saúde bucal por meio de atendimento odontológico de qualidade e ações de educação em saúde, conscientizando a população quanto à prevenção e promoção de saúde bucal, inserindo hábitos saudáveis e melhorando a qualidade de vida.

FSS adonto sesc