Flor da Serra terá projeto de saneamento básico

19 de Abril de 2012

=”javascript:popup(‘/pop-up/noticias.asp?id=784&img=01’);”>Há poucos dias a Administração municipal de Flor da Serra do Sul recebeu o engenheiro da Fundação Nacional de Saúde (Funasa)Hélio Sanfelice, pertencente a Divisão de Engenharia de Saúde Pública do Paraná. O prefeito Paulo Roberto Savaris, engenheiro civil Fernando Leonardi e o secretário de obras Chiquinho Bleich receberam o representante da Funasa e o acompanharam no levantamento topográfico da cidade.

A visita técnica realizada na tarde do dia 11 teve como objetivo o reconhecimento em campo e coleta de dados para discussão com a empresa contratada pela Funasa para executar o projeto de concepção do sistema de esgotamento sanitário de Flor da Serra do Sul.

A Funasa está visitando diversos municípios do Sudoeste que estão sendo beneficiados com este projeto de Saneamento custeado pelo governo do Paraná, via Programa PAC2.
Hélio Sanfelice explicou que o relatório preliminar deve ficar pronto em no máximo quatro meses, também a necessidade da Administração determinar de utilidade pública o local onde será construída a unidade de tratamento. A cidade de Flor da Serra do Sul tem uma particularidade em relação a maioria dos municípios, aproximadamente 20% da população urbana mora em terras catarinenses. Os colonizadores fixaram residência justamente no divisor de águas entre Santa Catarina e Paraná, isto ocasiona alguns problemas e será mais um desafio na elaboração do projeto de Saneamento Básico.

A União exige que até o final de 2013 todos os municípios brasileiros tenham o projeto de saneamento básico pronto sob risco de não assinar mais convênios com o governo Federal. O primeiro passo é elaborar o projeto que será custeado pelo governo estadual, com o projeto em mãos os prefeitos poderão pleitear recursos para executá-lo.

Notoriamente o Plano de Saneamento Básico é importante para a população. É através dele que será possível gerir as quatro vertentes do saneamento: água, esgoto, resíduos sólidos e drenagem urbana.

Após a reunião realizada na sede da Prefeitura a comitiva percorreu o perímetro urbano fazendo um levantamento topográfico para elaborar o projeto de Saneamento. Previamente foi identificado a necessidade de pelo menos três tubulações principais que irão coletar os resíduos de diferentes lugares da cidade. O objetivo é tratar estes resíduos diminuindo ao máximo o volume de poluentes jogados na natureza.