Flor da Serra do Sul: Administração demonstra preocupação e toma providências para promover reforma emergencial em ponte danificada

06 de Março de 2014

A ponte na Linha Altaneira, na divisa com Francisco Beltrão (Linha Formiga), cedeu em parte de sua estrutura no início da manhã de terça-feira, dia 25 de fevereiro, provocando a queda de um caminhão que transportava adubo orgânico. O motorista nada sofreu. O Setor Rodoviário Municipal auxiliou na retirada do veículo e também está tomando as providências para a reforma emergencial da ponte.

Diante desse fato, a Administração Municipal de Flor da Serra do Sul imediatamente iniciou uma série de ações para fazer uma reforma emergencial nesta estrutura, mantendo contato com a Administração de Francisco Beltrão. A Prefeita Municipal de Flor da Serra do Sul, Lucinda Ribeiro de Lima Rosa, informou que ainda no ano passado, juntamente com a Administração de Francisco Beltrão, tiveram início as conversações para a reforma da ponte. Para isso, desde então, firmou-se uma parceria entre ambos os municípios e, durante uma reunião realizada no dia 28 de janeiro de 2014 e divulgada na imprensa escrita no dia 8 de fevereiro (Jornal Tribuna Regional), decidiu-se que Francisco Beltrão contribuiria com os materiais necessários e o Município ficaria responsável pela mão de obra. “A previsão é que os materiais vindos de Francisco Beltrão cheguem nos próximos dias, para, inicialmente, realizarmos uma reforma de emergência, até que seja realizado um projeto de engenharia mais elaborado, para a construção de uma estrutura mais resistente e que ofereça mais segurança para os usuários, podendo ser em madeira ou até em alvenaria. É importante mantermos este contato com Francisco Beltrão, pois, como a ponte está na divisa, não podemos fazer nada de forma independente”, informou a prefeita, demonstrando grande preocupação em relação ao assunto.

Para a reforma emergencial também será seguida a orientação determinada na referida reunião: de que Francisco Beltrão disponibilizará os materiais e o Município Sulflorense ficará responsável pela mão-de-obra.

PARCERIAS

A Prefeita aproveitou a ocasião e ressaltou que no ano passado foi efetivada a ponte na divisa da Linha Santa Luzia, em Flor da Serra do Sul, com a divisa da Linha São Miguel, em Manfrinópolis, através de uma parceria entre ambos os municípios. “Agora a população destas comunidades pode contar com uma ponte nova, que está oferecendo mais comodidade e segurança para todos os seus usuários, melhorando consideravelmente o tráfego”, frisou.

Outra ponte que está causando preocupação situa-se na divisa com Marmeleiro. Para que o problema não se agrave, Lucinda Ribeiro de Lima Rosa informou que já está entrando em contato com o prefeito daquele município, para que a situação seja resolvida. “Tratando-se de uma ponte de divisa, volto a ressalvar que não podemos construir nada sozinhos, precisamos da compreensão, da parceria e do auxílio do município vizinho”, argumentou.

SECRETÁRIO DE MEIO AMBIENTE

O Secretário Municipal de Meio Ambiente, Aquilino Dalla Vale, mencionou que há muitos anos a população vinha reivindicando melhorias para a ponte na Linha Altaneira, a fim de oferecer mais segurança às famílias das comunidades de Flor da Serra do Sul e Francisco Beltrão. “Já conseguíamos perceber que a ponte estava danificada e que precisava de reparos. Quando assumimos a Administração Municipal no ano passado logo procuramos agilizar este processo. Realizamos uma reunião com a Administração de Francisco Beltrão para que fossem tomadas as devidas providências. No entanto, infelizmente, não conseguimos realizar estas melhorias a tempo. Agora, com certeza, será feita uma estrutura melhor, que suporte o tráfego pesado da região. Há outras pontes na divisa com outros municípios que também necessitam de reparos e para evitar maiores problemas, a Prefeita, juntamente com as demais administrações, já está tomando os encaminhamentos necessários”.

No passado, quando Aquilino Dalla Vale era vereador, a recuperação da ponte na Linha Altaneira, na divisa com Francisco Beltrão, foi uma reivindicação que ele apresentou na Câmara Municipal, justamente com a preocupação de oferecer mais segurança para os usuários, sendo este um trecho bastante movimentado. O Secretário pediu a colaboração e o entendimento da população, assegurando que a reforma completa da ponte deverá ocorrer nas próximas semanas.

(Fonte: Assessoria De Imprensa Do Município De Flor Da Serra Do Sul – PR – Sérgio Kollenberg)