Educação liderou investimentos e Flor da Serra do Sul evoluiu em todas as áreas da administração

03 de Janeiro de 2011

Paulo Savaris: Mesmo com as dificuldades financeiras enfrentadas ao longo do ano, principalmente pela redução real nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), que está em torno de 7% em relação a 2008, o balanço do ano foi positivo.

Esta redução tem impacto direto na execução das políticas públicas municipais, pois em nosso caso, o FPM, representa 51 % do total ‘da receita corrente líquida do município.

Mesmo com este entrave, conseguimos honrar todos os compromissos, com funcionários e fornecedores, bem como conseguimos apertar todas as contrapartidas de convênios com os governos Federal e Estadual, para obras e investimentos. Além disso, executamos algumas obras com recursos próprios.

JF: Quais foram os principais investimentos, e onde o município mais evoluiu neste ano?

Savaris: Sem dúvida alguma, a construção da nova escola municipal, iniciada no mês de junho, cujo investimento se aproximará de R$ 3,3 milhões, nossa grande conquista. No entanto foram vários investimentos, contemplando todos os setores administrativos, entre eles, a Clínica da Mulher, sede do Cras e em infraestrutura, consolidando os eixos principais de nosso plano de governo apresentado à população, durante o pleito eleitoral de 2008.

Entre obras e aquisições já executadas, convênios assinados e emendas empenhadas, desde que assumimos a administração, estaremos investindo entorno de R$ 8,6 milhões, o equivalente a praticamente o orçamento de um ano do município.

Quero também destacar a evolução qualitativa dó nosso setor de educação que atingiu o segundo índice do lDEB no Paraná, com a nota 6,7, bem como a inclusão do município entre os três do Paraná no Programa Agente de Leitura.

JF: Como fica o município, em termos de representatividade junto aos próximos governos Federal e Estadual?

=”javascript:popup(‘/pop-up/noticias.asp?id=564&img=02’);”>Paulo Savaris: Embora não tenhamos obtido êxito com algumas candidaturas, no aspecto geral ficaremos bem representados. No âmbito Federal, teremos os deputados Nelson Meurer e Fernando Giacobo, dois parlamentares com bom trânsito junto ao “futuro governo, o que com certeza culminará em esforços e recursos em favor de nosso município. Em relação ao Estado, teremos o apoio dos deputados Caito Quintana e Adernar Traiano, este que será o líder do governo de Beto Richa, na Assembléia Legislativa, o que nos permite pensar que seremos bem atendidos nas demandas apresentadas ao Governo do Estado.
Das obras já iniciadas. Mesmo assim, faremos nossos pleitos normalmente; buscando sempre o melhor para nosso município.

JF: Quais são as principais demandas e prioridades de Flor da Serra do Sul para 20 I1 ‘?
Paulo Savaris: Nos primeiros dois anos de mandato, buscamos atuar em todos os setores, de forma a estruturarmos e darmos condições para a implementação efetiva de nosso plano de governo. Nos dois últimos anos de nosso mandato, enfocaremos as ações no ser humano, com a implantação do terceiro turno na saúde, a educação integral na rede municipal de ensino, a efetiva atuação do Cras na redução do número de famílias em estado de vulnerabilidade.
Também vamos desenvolver programas implementar seu estilo de governar.
Esperamos que haja a liberação dos recursos já consignados no Orçamento da União, e que em nível de Estado, tenhamos a contin