Notícias

Flor da Serra do Sul, PR °min °max

Sulflorenses recebem mudas de parreira

Na semana passada, foram entregues, através da Secretaria de Agricultura, 530 mudas de parreiras para os produtores de uva e vinho de Flor da Serra do Sul. O secretário da pasta, Kiko Lubachewiski, explica que anteriormente foi realizado um levantamento de quantos munícipes tinham interesse em adquirir novas mudas e com isso, a prefeitura subsidiou 50% na aquisição das mesmas. Foram atendidos 16 produtores no município, alguns mais antigos e outros que estão começando na atividade.

“As mudas são cultivadas no viveiro do Canísio Vicente, em Videira-SC. Fomos buscar junto com o técnico da prefeitura, Deuclécio Maraskin. A compra tem o objetivo de incrementar a produção dos que já produzem, ou para aqueles que estão começando agora. O objetivo é que eles tenham mais qualidade disponível para sua produção de uva, vinho ou geleias, até porque o consumo de sucos e frutas in natura das escolas é comprado dos produtores locais”, destacou acrescentando que essa produção é uma forma de agregar renda para a família já que a maioria dos produtores é da agricultura familiar.

Orientação aos produtores

O técnico Deuclécio explica que o trabalho de orientação aos produtores sulflorenses é realizado há vários anos. “Podemos auxiliar os produtores na forma de se trabalhar, no manejo correto para que eles possam ter o melhor resultado na sua produção”, detalha complementando que com o apoio do poder público todos os beneficiados podem ser orientados sobre o plantio, poda, trator culturais, colheita, elaborações de vinho e suco. “É todo um trabalho da cadeia produtiva do setor da uva”, salienta.

A prefeita Lucinda Ribeiro destaca que o objetivo da administração é fomentar novas culturas para diversificar a produção no município. “Queremos auxiliar os produtores a produzir mais e melhor, porque todos ganham com isso, desde quem produz até quem consome um produto com qualidade”, afirma.