Recolha de recicláveis contará com caminhão

26 de Setembro de 2018

A coleta de lixo reciclável de Flor da Serra do Sul ganhou um novo reforço e terá um avanço de qualidade na prestação dos serviços à população. Na manhã de sexta-feira, dia 21, foi entregue no município um caminhão para a coleta seletiva de lixo reciclável, o equipamento foi adquirido com recursos de emenda parlamentar e teve um investimento de R$ 243,5 mil.

Segundo o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Kiko Lubacheviski, essa iniciativa é importante para fortalecer a coleta seletiva e garantir melhores condições de vida e de trabalho aos catadores que farão parte da associação. “A associação dos catadores já está montada. Os integrantes foram selecionados através do setor Social e temos um professor que está minis

trando um curso para os integrantes da Associação. Ao todo serão sete pessoas que farão essa coleta do reciclável em nosso município”, explica Kiko.

O secretário destaca ainda que a Prefeitura já tem uma área de terra adquirida às margens da BR-280 onde será construído o barracão que servirá como ponto para a separação do material reciclável recolhido. “A Prefeitura está oferecendo a capacitação e também vamos disponibilizar um funcionário para dirigir o caminhão. Os catadores recolherão o material reciclável que será prensado no caminhão e posteriormente levado para o galpão. Lá será feito o procedimento de separação e divisão dos materiais e então o que for recolhido será vendido, sendo que os recursos ficarão com os catadores”, detalha Kiko.

A Administração pede a colaboração da população para que façam a separação do lixo que pode ser reciclável, do lixo comum, ou seja do lixo orgânico do inorgânico. “Queremos oferecer boas condições para que os coletores possam trabalhar. Agora com es

se caminhão, o serviço de coleta seletiva em nosso município será ainda mais eficiente e para isso contamos com o apoio da população para que separe o lixo seco do molhado”, afirmou a prefeita Lucinda Ribeiro que acompanhou a entrega do caminhão.

A previsão da Administração é que em 30 dias o caminhão esteja fazendo a recolha dos materiais recicláveis. O caminhão é um Iveco Daily 70c17, 170 cavalos. No dia da entrega dois representantes da Iveco vieram fazer a entrega técnica do veículo, repassando informações sobre o uso do equipamento e os procedimentos de operação do caminhão.

Estiveram presentes na entrega do caminhão o presidente da Câmara de Vereadores Vanderlei Chorna, dois representantes da Iveco, o vereador Imério Cipriani, a prefeita Lucinda, o vereador Moacir Fernandes de Oliveira, o vice prefeito Ceni Rimoldi e o funcionário da prefeitura que irá dirigir o caminhão.

Material reciclável
A maioria do que julgamos lixo é um material que pode ser reutilizado, ou seja, reciclado. Através da reciclagem os materiais separados poderão ser utilizados como matéria prima para a fabricação de um novo produto. É aí que entra a coleta seletiva de lixo que nada mais é que a separação e acondicionamento de materiais que podem ser reciclados, como, papéis, metais, plásticos e vidros, entre outros. O lixo orgânico, que são restos de alimentos, cascas de frutas, legumes, folhas e até erva de chimarrão deve ser separados do restante, pois podem ser transformados em adubo.