Polícia realiza ações com alunos do Proerd

24 de Junho de 2019

Os alunos puderam conhecer os equipamentos e armamento, além de andar no carro do Batalhão de Fronteira

Na semana passada foi realizada uma ação diferenciada com os alunos do Proerd de Flor da Serra do Sul e de Salgado Filho. Aproximadamente 150 crianças participaram de um evento que reuniu Polícia Militar e a equipe do Batalhão de Fronteira, em que os alunos puderam conhecer os equipamentos e armamento, bem como os animais do canil da polícia.

Conforme o policial Silva, que ministrou uma palestra sobre os itens expostos e tirou dúvidas dos alunos, o Batalhão de Fronteira tem os serviços voltados para a realização de operações e investigação, e por isso conta com um armamento e equipamentos diferenciados. “Fizemos a exposição de fuzis, metralhadoras, kit de bombas e o canil. Mostramos isso para as crianças porque eles veem muito isso na TV, e não no dia a dia, e como nosso batalhão possui esses materiais viemos mostrar como funciona”, explica.

As crianças puderam chegar perto dos equipamentos como o colete, escudo, capacete, que eles puderam até colocar, mas ficaram longe do armamento, puderam fotografar e olhar de longe. Conforme Silva, cada evento que é realizado com as crianças é encantador de uma maneira diferente. “Cada evento é maravilhoso, porque é algo que eles não conhecem. É um trabalho diferenciado, que busca a aproximação deles com a polícia, vemos a alegria deles ao conhecer esses equipamentos, tirar suas curiosidades. É muito importante essa ação, porque as crianças costumam ter medo da Polícia, e vemos que essa é uma aproximação necessária para quebrar isso”, afirma.

Conforme a Cabo Tatiane, instrutora do Proerd, as crianças puderam saber sobre parte do trabalho da polícia. “A gente fala desde a primeira aula sobre responsabilidade, respeito, que é o carro chefe do Proerd, ensinamos eles que quando eles se respeitam, não usam drogas, quando eles respeitam as outras pessoas, não oferecem drogas, não praticam bullying”, afirma.

Conforme ela a intenção é mostrar para os alunos que se eles estiverem no caminho certo não precisam ter medo. “Nós do Proerd trabalhamos mais a prevenção, falamos sobre os problemas que as drogas podem causar. Hoje pudemos mostrar o que é o BP From, que faz a ação repressiva, mais bruscas, no combate ao tráfico de drogas. Então hoje eles puderam conhecer a junção da prevenção com a repressão. Essa é a nossa intenção: fazer com que as crianças percebam que tem policiamento, que estamos nas ruas e que somos amigos deles”, enfatiza.

O entusiasmo e a curiosidade das crianças era evidente. “Principalmente quando os cães apareceram. A principal pergunta é se o cão é viciado em drogas, sempre tem alguém que pede. Então explicamos que o cão é treinado para sentir o cheiro, e não é nada com vício, pra eles isso é um brincadeira e quando acham alguma coisa eles se divertem e ganham petiscos”, explicou Tatiane.

Após conhecerem os equipamentos, armas e cães, foi a vez de passear na viatura da BP Fron. As crianças deram voltas na cidade, tiraram fotos e puderam desfrutar do momento. A prefeita Lucinda participou do evento e destacou que essa é uma atividade que antecede a formatura dos alunos do Proerd, que deve acontecer no dia 3 de julho.

Pular para o conteúdo