O futuro em nossas mãos

12 de Junho de 2019

Crianças da rede municipal recebem mudas de árvores em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente

Governos, indústria, comunidades e indivíduos em todo o mundo lembraram na quarta-feira, dia 5, o Dia Mundial do Meio Ambiente, o maior evento anual das Nações Unidas para impulsionar ações ambientais, incentivando o compromisso mundial para proteger o planeta. As celebrações deste ano, realizadas sob o tema “poluição do ar”, convidaram as pessoas a explorar energias renováveis e tecnologias verdes e a melhorar a qualidade do ar em cidades e regiões em todo o mundo.

Além de reunir as ações em uma plataforma, a ONU Meio Ambiente também somou esforços com parceiros para avançar políticas e instrumentos para a redução da poluição do ar e, assim, cumprir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente os ODS 3 (saúde e bem estar), 6 (água potável e saneamento), 11 (cidades e comunidades sustentáveis), 13 (ação contra a mudança global do clima) e 15 (vida terrestre).

No dia 5 de junho, o governo brasileiro e a ONU Meio promoveram um evento oficial para celebrar a data, com apoio da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS), Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) e União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA).

O ministro do Meio Ambiente (MMA), Ricardo Salles, anunciou a Rede Nacional de Monitoramento da Qualidade do Ar, e o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, destacou os impactos da poluição atmosférica na saúde das pessoas e nos gastos com atendimentos e internações no Sistema Único de Saúde (SUS), comprometendo-se a trabalhar com o MMA para o avanço da agenda.

Ação em Flor da Serra do Sul

Entrando nessa campanha mundial de conscientização, o município de Flor da Serra do Sul, através da Secretaria de Educação, preparou uma entrega de mudas de árvores que foram destinadas para que as crianças pudessem plantar em casa e cuidar.

A prefeita Lucinda Ribeiro de Lima Rosa esteve na escola Nossa Senhora da Glória, na manhã de quarta-feira, para fazer pessoalmente a entrega das mudas para as crianças. Ela destaca que foram entregues ao longo do dia 700 mudas de árvores, produzidas no viveiro municipal. “As crianças são o nosso futuro. Hoje elas são pequenas assim como essas mudas, e precisam ser bem cuidadas. As mudas se tornarão grandes e belas árvores, que vão contribuir para melhorar o ar que respiramos, e as crianças crescerão e poderão construir um futuro diferente para o nosso planeta, um futuro melhor”, afirmou.

A prefeita destacou ainda a importância de trabalhar com as crianças desde cedo sobre questões ambientais. “O planeta terra é a nossa casa, nosso futuro está aqui. Precisamos ensinar as crianças a cuidar dele, a cuidar do nosso meio ambiente para que tenhamos um lugar cada vez melhor para morar. Eu acredito nas crianças e eu acredito em um futuro melhor”, enfatizou.

O diretor da Escola, Enio Machado, destacou que o Meio Ambiente é um assunto trabalhado em sala de aula todos os anos, em diversas disciplinas e das mais variadas formas possíveis. “É um tema presente na escola, que faz parte do estudo o ano todo, em todas as turmas e todos os anos”, explica.

A empolgação das crianças era grande, queriam escolher a muda mais bonita, a maior, ou até mesmo mais que uma para poder plantar em casa com a ajuda dos pais. “Essa eu vou levar e plantar com meu irmão”, afirmou um aluno. Outro confidenciou para o colega, “ quero duas, pra ver qual vai crescer mais e ficar maior que eu”, disse.

Essa interação da escola com o meio ambiente é um ponto muito trabalhado em Flor da Serra do Sul. O município conta com atividades de uma escola ambiental, que fica localizada na linha Tatetos, onde uma turma foi formada no ano passado tendo recebido aulas teóricas e práticas sobre fauna e flora. Além disso, Flor da Serra do Sul conta com uma pontuação feita anualmente pela Câmara Técnica (uma avaliação feita por entidades do governo) que atribuem uma nota para avaliar o repasse que será dado ao município através do ICMS Ecológico para investimentos no setor.