Mais de 50 cargas de caçamba recolhidas

03 de Março de 2020

O objetivo é eliminar lixo que possa acumular água e servir como criadouro para o mosquito Aedes aegypti

A Secretaria Municipal de Saúde de Flor da Serra do Sul, realizou na última sexta-feira (28) um mutirão de limpeza na área urbana do município. O principal objetivo dessa ação é eliminar lixo que possa acumular água e servir de criadouro para o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, febre zika e chikungunya. A ação foi realizada pela Secretaria de Saúde em conjunto com as demais secretarias. A limpeza iniciou às 8h na frente da prefeitura.

Segundo a supervisora da dengue, Edimara Dalla Valle, o município de Flor da Serra do Sul, ainda não possui casos de dengue ou focos confirmados. Entretanto todo cuidado é feito para manter este status. “Estamos fazendo a campanha para evitar que isso aconteça, prevenindo, cuidando do nosso município” declara Edimara.

De acordo com o Ministério da Saúde, o mosquito Aedes Aegypti, se reproduz em locais com água parada. Em 45 dias, um único mosquito pode contaminar até 300 pessoas e o ovo do Aedes pode sobreviver até 450 dias, mesmo se o local onde foi depositado estiver seco. Se a área receber água novamente, o ovo ficará ativo e atingirá a fase adulta em poucos dias. Por isso, após eliminar a água parada é importante lavar os recipientes com água e sabão.

“Eliminar garrafas, sacos plásticos e pneus velhos que ficam expostos à chuva, tampar recipientes que acumulam água, como caixas d’água e piscinas, são fundamentais para o controle do mosquito. Medidas bem simples podem prevenir várias doenças” destaca Edimara.

Os principais itens encontrados pela equipe composta de 45 pessoas, foram, garrafas, litros, copos, plástico e móveis velhos, gerando em torno de 50 cargas de caçamba. “Nossa população está se conscientizando, mas precisamos continuar com as ações de prevenção como a limpeza, garantindo que não tenhamos casos e focos no nosso município” comenta Edimara.

Confira algumas medidas que previnem o surgimento de larvas do mosquito: tampar os tonéis e caixa d’água; manter as calhas sempre limpas; deixar garrafas sempre viradas com a boca para baixo; manter lixeiras bem tampadas; deixar ralos limpos e com aplicação de tela; limpar semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia; limpar com escova ou bucha os potes de água para animais e retirar água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa.