Flor da Serra inaugura Patrulha do Campo

04 de Abril de 2019

O município inaugura grupo que conta com escavadeira hidráulica, duas retroescavadeiras e mais um caminhão trucado

O município de Flor da Serra do Sul inaugurou na última segunda-feira, dia 1º, a Patrulha do Campo. Esta patrulha é composta por uma escavadeira hidráulica, duas retroescavadeiras e mais um caminhão trucado caçamba novo.

Flor da Serra do Sul tem menos de 6 mil habitantes, no entanto conta com duas escavadeiras e quatro retro. A escavadeira usada no Patrulha do Campo é a menor, mais ágil e que conta com lâmina para espalhar cascalho ou terra. “Esta máquina é mais adequada para estes trabalhos no interior, ela faz um trabalho excelente em açude e campo. Aqui no caso da família Zanluchi só esta máquina consegue fazer o trabalho necessário para ampliar a esterqueira dos suínos” explica o secretário Kiko.

No programa Patrulha do Campo todo agricultor tem acesso as máquinas. A escavadeira hidráulica irá trabalhar por linha, atende uma comunidade e posteriormente outra. As retroescavadeiras e o caminhão trabalham por demanda. Em todos os casos é necessário que o solicitante vá até a secretaria de agricultura e faça o agendamento. A hora da escavadeira custa R$ 130,00, o caminhão R$ 80,00 e a retro R$ 75,00. Se este trabalho fosse feito por empresas particulares custaria pelo menos o dobro do valor.

O primeiro trabalho realizado foi na linha Pedra Lisa, na propriedade dos Zanluchi produtores de suínos. Segundo uma das proprietárias Cleusa Zanluchi a família trabalha com a produção de suínos há 25 anos e há alguns anos a Adapar (Agência de Defesa Agropecuária do Paraná) solicitou que a área da esterqueira fosse ampliada. “Sem esta máquina não tinha como ampliar, era preciso uma escavadeira para arrancar toco, com força para carregar e arrastar pedras. Agora o trabalho foi feito” conta Cleusa explicando que a família conta com 150 matrizes de suínos.

Segundo a prefeita Lucinda e o vice-prefeito Alcenir Rimoldi este programa vem para complementar os trabalhos e auxílio dado aos produtores do campo. O município já conta com vários grupos de tratores no interior do município e agora passa a ter máquinas extras a disposição dos agricultores.

Selecionada.JPG