Conferência dos Idosos

12 de Junho de 2019

Em maio, o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI), juntamente com Secretaria Municipal de Assistência Social de Flor da Serra do Sul, realizou a II Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, com o tema “Os desafios de Envelhecer no Século XXI e o papel das Políticas Públicas”.

Durante a conferência os grupos foram divididos e foi conversado sobre estratégias para enfrentar o crescente envelhecimento da população brasileira, destacando a importância de se pensar em ações efetivas que possam ser desenvolvidas e pensar na efetividade das ações que já vem sendo realizadas. Além disso, foram discutas e propostas:

• Medidas que garantam os Direitos Fundamentais da Pessoa Idosa.
  • Políticas Públicas promovidas pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios, garantindo um envelhecimento digno.
  • Medidas para o fortalecimento dos Conselhos de Direitos da Pessoa Idosa na efetivação dos Direitos Fundamentais, das Políticas Públicas e do seu controle social.

A Conferência contou com a participação de aproximadamente 50 idosos que foram divididos em 7 grupos contendo os Eixos para elaboração das propostas. Depois de formuladas elas foram apresentadas em plenária e aprovadas pelos delegados, agora as mesmas serão encaminhadas para a Conferência Estadual.