Conferência de Saúde é dia 14

06 de Março de 2019

Secretaria de Saúde de Flor da Serra do Sul já realizou as pré-conferências de saúde no município

Flor da Serra do Sul

No dia 25 de fevereiro iniciou em Flor da Serra do Sul, a realização das pré-conferências de saúde. Conforme a enfermeira Andressa de Goes, foram realizadas seis pré-conferências no interior, e hoje, dia 7, acontece a sétima na cidade, elencando as principais sugestões da população para as melhorias da saúde no município.

Andressa explica que as conferências de saúde acontecem a cada quatro anos, e a temática deste ano é Democracia e Saúde: saúde como direito, consolidação do SUS e financiamento. “Durante as pré-conferências as pessoas que participaram tiveram voz ativa para trazer até nós as propostas para melhorias no atendimento. Agora, na conferência municipal de saúde, que acontece no dia 14 às 13h30 no centro de eventos, vamos elencar as principais sugestões para definir os principais apontamentos e posteriormente encaminhar para a regional de saúde. Na ocasião será eleito ainda um delegado que vai representar o nosso município na regional, e poderá ser sorteado para participar da conferência nacional”, explica.

Conforme as profissionais de saúde que estão atuando no município e participando das conferências, a importância da participação da população nesses momentos é para que todos ajudem a construir um SUS melhor. “Assim a gente sabe o que as pessoas vêm como necessidade e podemos trabalhar para atender a demanda daquela localidade. Além disso, esse é um momento para a gente expor para a população como funciona o SUS, quais suas prerrogativas, tirarmos dúvidas e fazermos esclarecimentos”, afirmam.

Dentre os objetivos da conferência estão: Promover o debate com enfoque na saúde como direito e na consolidação do financiamento do SUS, efetivar e impulsionar os princípios do SUS (universalidade, integralidade e equidade), mobilizar a sociedade brasileira em defesa do SUS, avaliar a situação da saúde no país e elaborar propostas aprofundando o debate sobre o tema.

As conferências municipais vão até o dia 15 de abril em todos os municípios do país. Entre 16 de abril e 15 de junho acontecem as conferências estaduais, e entre 4 a 7 de agosto acontece a conferência nacional. A proposta temática para o evento é um resgate a memória da 8ª Conferência Nacional de Saúde, realizada em 1986, considerada histórica por ter sido um marco para a democracia participativa e para o SUS. Por isso, traz a ideia de “8ª + 8 = 16ª”, já que a 8ª Conferência foi o primeiro evento de participação social na saúde, em âmbito nacional, aberto à sociedade. O resultado desse grande encontro da população brasileira em Brasília gerou as bases para a seção “Da Saúde” da Constituição Brasileira em 1988.