Sérgio Manfro e suas 15 jabuticabeiras

06 de Novembro de 2010

=”javascript:popup(‘/pop-up/noticias.asp?id=531&img=01’);”>No interior do município de Flor da Serra do Sul, o agricultor Sérgio Manfro e sua mãe plantaram há aproximadamente 30 anos, 15 pés de árvores de jabuticabas nativas. As jabuticabeiras que levaram pouco mais de oito anos para produzir os primeiros frutos, atualmente são o orgulho e a satisfação da família.



“Eu e a mãe tiramos a semente da fruta colhida de jabuticabeiras nativas encontradas no mato, fizemos tratamento para que ela germinasse, depois fizemos o canteiro e quando a muda já estava grandinha as mudei para cá” conta Sérgio afirmando que as jabuticabeiras cultivadas em sua propriedade são 100% nativas.



Além de a jabuticaba ser uma deliciosa fruta para comer durante o dia, é possível produzir um bom vinho e um bom licor. A receita para fazer um litro de licor são umas 40 jabuticabas e umas 10 colheres de açúcar. 
De acordo com Sérgio, morador da linha Altaneira, desde que as jabuticabas ficaram maduras, dia 12 de outubro, sua propriedade está mais movimentada, com vizinhos e amigos que vem em busca da deliciosa fruta, raramente encontrada em supermercados. O custo por kg da fruta é de R$ 2.



No entanto a jabuticaba não é a principal renda da família. Pois a safra da fruta sempre acontece no mês de outubro e é por um período curto. Em meses como junho e julho, se não der geada pode acontecer de jabuticabeiras produzirem frutos, porém em quantidade menor. Como fonte de renda a família planta fumo, cultiva grãos como o milho e soja e ordenha algumas vacas de leite.


 






=”javascript:popup(‘/pop-up/noticias.asp?id=531&img=01’);”>

Pular para o conteúdo