Sai resultado da Câmara Técnica

20 de Maio de 2010

Alguns municípios do estado do Paraná recebem ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços) Ecológico para preservar as fontes de água e cuidar do meio ambiente. Flor da Serra do Sul é um destes municípios que todo ano recebe uma equipe técnica de diversas áreas que avalia e fiscaliza as ações ambientais. Esta equipe é intitulada como Câmara Técnica.

No mês de março a visita é realizada em todos os municípios que recebem esse imposto, entre eles Flor da Serra do Sul. No dia 24 de março o município foi visitado por uma comissão de funcionários das entidades estaduais ligadas ao meio ambiente. Os órgãos representados foram IAP (Instituto Ambiental do Paraná), SEAB (Secretaria de Agricultura e Abastecimento), EMATER (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural), SANEPAR (Companhia de Saneamento do Paraná), IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente) e duas universidades do estado, UNIOESTE (Universidade Estadual do Oeste do Paraná) e UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná).

A nota do ano de 2008 foi de 6,77 e a meta para a avaliação de 2009 era de 7 pontos. No resultado divulgado o resultado foi de 7,1 pontos. Alguns pontos se mantiveram e outros subiram meio ou um ponto.

“O importante é não diminuir a média. Senão puder aumentar que se mantenha, pois se mantendo a gente recebe a mesma quantia. Agora se a nossa média cai, o nosso repasse também cai” explica Giovani Luiz Pizzato, responsável pelo escritório da SEAB de Flor da Serra do Sul.

Abaixo um comparativo com os resultados das avaliações de 2008 e 2009:

Item Avaliado /Ano

1-Incremento Mata Ciliar
 8,5

2-Programa de Desenvolvimento

3-Manejo de uso do solo

4-Conservação de estradas

5-Uso de agrotóxicos
 6,0

6-Saneamento básico na área de manancial

7-Poluição por dejetos de animais domésticos

8-Disposição final de lixo