Preocupação com o meio ambiente

25 de Novembro de 2010

=”javascript:popup(‘/pop-up/noticias.asp?id=542&img=01’);”>Com o objetivo de contribuir com o meio ambiente a Prefeitura de Flor da Serra do Sul, através da Secretaria do Meio Ambiente desenvolve o trabalho de proteção de fontes e mananciais em propriedades do interior. A instalação de cercas e plantio de árvores nativas são algumas das medidas adotadas. Até o momento foram construídas mais de 20 proteções.

Uma das propriedades é a do sulflorense Luiz Pedroso dos Santos Neto, que mora na divisa entre a linha Três Pinheiro e Lambari. A fonte onde seu Luiz e sua família pegavam água para consumo estava aberta, qualquer animal que chegasse próximo tinha contato com a água, resultando na contaminação.

Há pouco mais de dois meses a Prefeitura construiu um muro de concreto ao redor da fonte, cobriu com eternite, cercou uma área de 8×8 com arame farpado e dentro do cercado plantou árvores nativas, dentre elas o angico. “Agora temos água com qualidade, sem folhas e sujeiras que caiam quando ela estava aberta” explica seu Luiz de 54 anos, que trabalha no beneficiamento de moveis rústicos.

Infelizmente nem todos tem a mesma consciência de seu Luiz. Existem
propriedades onde a proteção é feita, mas não é respeitada. Este foi o caso de uma propriedade na linha Tatetos, depois de pouco menos de um ano, o proprietário soltou o gado para comer a grama que cresceu na área preservada.
Esta ação é desenvolvida no município com recursos do ICMS Ecológico (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) recebido pela prefeitura. “Como Flor da Serra recebe o ICMS Ecológico e 30% da água que vai para o rio Marrecas nasce aqui no município precisamos fazer este trabalho de proteção” destaca o funcionário do Meio Ambiente, Moacir Fernandes de Oliveira.