Município firma convênio com Unioeste

09 de Setembro de 2009

=”javascript:popup(‘/pop-up/noticias.asp?id=232&img=01’);”>O Município de Flor da Serra do Sul assinou um convênio com a Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná), Campus de Francisco Beltrão, para a realização do mapeamento das áreas de preservação permanentes.



O contrato foi assinado em 1º de agosto e encerra em dezembro de 2010. Durante este período, o município irá pagar o valor mensal de R$ 300,00 para a estagiária, Sandra Luiza Furlani, estudante de Geografia, responsável pelo levantamento dos dados e a Universidade fornecerá o suporte técnico para o trabalho.



Conforme o professor de Geografia da Unioeste, Elvis Rabuske Hendges, a pesquisa irá auxiliar Flor da Serra a demonstrar as ações e avanços nas áreas de preservação, quando o Comitê Técnico de Avaliadores fizer as inspeções para verificar se as metas de preservação e recuperação das matas estão sendo cumpridas. Isso permitirá que o município continue recebendo verbas do ICMS Ecológico ou até mesmo tenha um aumento destes repasses, que hoje é de aproximadamente R$ 1 milhão por ano.



A pesquisadora irá usar as imagens de satélite atualizadas todas as semanas e com a utilização de um programa de computador será possível mapear toda zona rural do município.



Sandra estuda em Francisco Beltrão e os pais residem na linha Real, interior de Flor da Serra. Em 2009, seus trabalhos serão mais restritos ao campus da universidade e, em 2010, a estudante irá fazer visitas nas propriedades, reuniões nas escolas e comunidades sulflorenses, para mostrar os dados quantitativos e agir na conscientização ambiental.
O projeto é pioneiro e dependendo dos resultados poderá ser implantado em outros municípios.






=”javascript:popup(‘/pop-up/noticias.asp?id=232&img=01’);”>

Pular para o conteúdo