Flor da Serra do Sul: Secretaria de Meio Ambiente inicia trabalhos de embelezamento da cidade para as comemorações de final de ano

18 de Novembro de 2013

Em recente entrevista concedida à reportagem do Jornal Tribuna Regional, Aquelino Dalla Valle, Secretário de Meio Ambiente de Flor da Serra do Sul, explanou sobre as principais atividades desenvolvidas pela Secretaria, destacando as ações de embelezamento da cidade

Nesta época do ano iniciam-se os trabalhos de preparativos da cidade para as comemorações de final de ano. Em Flor da Serra do Sul os trabalhos de embelezamento da cidade estão se intensificando e, este ano haverá a construção de um presépio na área do Lago Municipal.

=”javascript:popup(‘/pop-up/noticias.asp?id=877&img=01’);”>Aquelino Dalla Valle falou que o principal intuito da construção do presépio será para realçar as comemorações natalinas, fazendo com que as pessoas entrem neste espírito e deixem as boas energias fluírem. “A gente quer fazer uma atividade nova, para atrair as crianças e fazer algo que divulgue os nossos trabalhos como setor de Meio Ambiente, realizar ações para ajudar a nossa prefeita administrar o Município da melhor forma possível”, destacou.

Este presépio também será um lugar de visitações e apresentações natalinas. “Serão feitas apresentações de natal, dentre outras diversas atividades que serão desenvolvidas no lago, lugar belíssimo para os festejos. Estamos preparando um local que atraia o povo de Flor da Serra do Sul e também as pessoas de outros municípios”, pontuou.

Para o embelezamento da cidade estão sendo feitas lindas floreiras e outros artigos que usam e abusam da criatividade, além dos trabalhos de limpeza da cidade, que recebem uma atenção diferenciada, em parceria com o Setor de Urbanismo. “A gente tem bastante cuidado e interesse com isso, pois temos que conservar a cidade limpa, bonita e atraente. A respeito dos florais nós fizemos um tipo de arco-íris, a pedido da prefeita, que achou bonito e interessante. Fizemos isso na praça; espero que seja divulgado e agrade a população, para que futuramente ações como esta sejam feitas novamente”, enfatizou ele.

O Secretário salientou que o setor de Meio Ambiente interage muito com as demais secretarias para o desenvolvimento de suas ações. Para ele, todos devem trabalhar juntos, como uma família, para que os trabalhos se concretizem no Município, criando uma cidade alegre, moderna e que encante a todos.

Para que estes bons trabalhos ocorram, argumentou que é fundamental o entendimento entre os servidores. “Da minha parte está tudo bem, está havendo um entendimento amplo e espero que esse entrosamento continue através de reuniões e diálogo, para que a gente possa chegar as conclusões positivas necessárias – à altura de Flor da Serra do Sul”.

Ressaltou que no início do mandato pegou o setor desfocado e, por não ter muita experiência, encontrou algumas dificuldades. Porém, com esforço e dedicação, grandes e significativas ações foram realizadas, nas quais ele destacou a efetivação de fontes de água e distribuição de mudas de árvores nativas, demonstrando às pessoas a importância da preservação do Meio Ambiente. “Levo as questões inerentes ao Meio Ambiente muito a sério, até para que nossos jovens desfrutem de um futuro melhor”.

O Viveiro Municipal está em intensa produção de mudas nativas e exóticas. Aquelino Dalla Valle deixou o recado para as pessoas que se interessem em cultivar em suas propriedades urbanas árvores exóticas, para que conheçam o viveiro e adquiram as mudas, sendo que há também uma grande variedade de mudas frutíferas, que podem formar um lindo pomar, além de embelezar a sua propriedade urbana. “Para os agricultores, dispomos de mudas nativas de diferentes variedades, também gratuitas, a exemplo das exóticas e frutíferas”.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, através de sua coordenação, mantém uma boa relação com os demais servidores da pasta, fundamentais para o bom desenvolvimento das atividades. “Quero deixar o meu agradecimento aos funcionários da Secretaria pelas grandes atividades realizadas, juntamente com os demais setores. Estamos a disposição da população e quero estar sempre junto com todos, desenvolvendo um trabalho que agrade a toda a população”.

Ressaltou que já está há um bom tempo atuando na política, mas assumir a Secretaria de Meio Ambiente foi uma experiência nova que está dando certo e proporcionando grandes aprendizados. “Estou contente com minha equipe de trabalho, que está gostando do meu jeito e eu também estou gostando do jeito deles. Quando se trabalha unido e com diálogo as coisas realmente acontecem e dão muito certo”, ressalvou.

Frisou que mantém uma boa relação e um contato direto com a equipe da Administração Municipal, sendo que a Secretaria recebe um grande apoio do Governo Municipal da prefeita Lucinda Ribeiro de Lima Rosa e do vice-prefeito Flávio Griebeler, engajado nas ações ambientais, fazendo com que estas tenham um efeito sempre positivo.