CRAS será construída esse ano

07 de Abril de 2010

=”javascript:popup(‘/pop-up/noticias.asp?id=370&img=01’);”>Todo município brasileiro terá que possuir uma unidade do CRAS (Centro de Referencia de Assistência Social) para continuar recebendo recursos federais a partir de 2011. A previsão é de que todos os municípios, até dia 31 de dezembro desse ano, tenham uma unidade do CRAS.

Atualmente existem 5.812 unidades do CRAS, espalhados por 4.327 municípios do país, segundo dados do Portal do Controle Social. No município de Flor da Serra do Sul são atendidas, atualmente, 1400 famílias pela Assistência Social, sendo 423 famílias pelo programa Bolsa Família.

O valor para a construção do CRAS de Flor da Serra do Sul é de R$ 142 mil, sendo R$ 99 mil provenientes do governo do Paraná e o restante como contrapartida do município. A Administração de Flor da Serra já disponibilizou o terreno para a obra, que está localizado entre o Ginásio Municipal e a pré-escola. Conforme Margarete a unidade do CRAS poderá ser montada em qualquer sala, desde que não ocupe o mesmo espaço da Secretaria de Assistência Social.
Margarete explicou que o recurso, primeiramente, havia sido destinado ao município de Manfrinópolis-PR. Mas como o município não possuía um local para a construção do centro, ele seria repassado a outra cidade na região norte. Através de esforço político do prefeito Paulo Roberto Savaris, que encaminhou requerimento ao deputado estadual Caíto =”javascript:popup(‘/pop-up/noticias.asp?id=370&img=02’);”>Quintana (PMDB) a Administração de Flor da Serra conseguiu trazer este recurso de volta para o Sudoeste paranaense.

O início das obras de construção do CRAS estão previstas para junho, e a conclusão até o final deste ano. Em breve serão contratadas cinco pessoas para trabalhar neste Centro de Referência da Assistência Social, uma psicóloga, uma pedagoga, uma assistente social e dois técnicos de nível médio.

O CRAS é realidade nos grandes centros urbanos, potencializando os trabalhos da secretaria de assistência social. Popularmente pode-se fazer a seguinte analogia: O CRAS está para a Assistência Social, assim como o SUS está para a Saúde.