Câmara técnica visita município de Flor da Serra do Sul

06 de Abril de 2010

=”javascript:popup(‘/pop-up/noticias.asp?id=369&img=01’);”>Em Março alguns municípios do estado do Paraná receberam a visita de uma Câmara Técnica, formada por profissionais das principais secretarias estaduais e convidados de universidades.

Essa Câmara consiste em visitas dos órgãos estaduais para avaliação dos trabalhos realizados para a manutenção das nascentes dos rios. Através dessa visita é liberado o ICMS Ecológico. O prefeito Paulo Savaris explica que 44% do ICMS recebido por Flor da Serra é ambiental.

No dia 24 foi à vez do município de Flor da Serra do Sul receber esta visita. Durante todo o dia, sete membros da Câmara assistiram a prestação de contas das ações executadas em 2009 e os projetos para 2010. Na parte da tarde estes profissionais, acompanhados pelo vice-prefeito Josemar Tomazzini foram até algumas propriedades interioranas checar o trabalho realizado.

No ano de 2008 a nota obtida pelo trabalho de preservação ambiental no município foi de 6,77, numa escala de zero a dez. Este ano a expectativa é atingir a nota sete. O prefeito informou que um ganho significativo é obtido quando o município alcança notas acima de oito, chegando a ganhar 4% a mais a cada ponto.
O prefeito municipal informou que no ano de 2009 foram investidos mais de R$ 200 mil na Secretaria de Meio Ambiente, entre aquisição e instalação de cercas, proteção de fontes, construção de reservatórios de água, manutenção de estradas e salário dos funcionários.

O responsável pelo posto da SEAB de Flor da Serra do Sul e funcionário da Secretaria de Meio Ambiente, Giovani Luiz Pizatto, explicou que uma das principais nascentes do rio Marrecas que abastece Francisco Beltrão e uma nascente que abastece o rio Tamanduá de Salgado Filho brotam das terras de Flor da Serra do Sul. “O governo paga para conservarmos estas nascentes” conclui Giovani.

A Câmara foi composta por funcionários do IAP (Instituto Ambiental do Paraná), SEAB (Secretaria de Agricultura e Abastecimento), EMATER (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural), SANEPAR (Companhia de Saneamento do Paraná), IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente) e de duas universidades do estado, UNIOESTE (Universidade Estadual do Oeste do Paraná) e UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná).

Participaram dessa reunião o prefeito de Flor da Serra do Sul, Paulo Roberto Savaris, o vice-prefeito e secretário do meio ambiente, Josemar Tomazzini, representando o Poder Executivo, além do presidente da Câmara de Vereadores, Gilmar Duarte, e do vice, João Mariano de Oliveira representando o Poder Legislativo.

O prefeito Paulo informou que em 2009 foram construídos 17,9 km de cerca, 18 proteções de fontes, 24 módulos sanitários na linha Santa Terezinha e Santo Angelo, e três abastecedores comunitários.

Alem desses projetos foi implantado um programa, através da Secretaria de Agricultura, de enleiramento de pedras, ou seja, retirada das pedras e emparelhamento da propriedade para o cultivo agrícola. No ano passado foram atendidas 52 famílias, na linha Pedra Lisa. Este ano novas comunidades serão atendidas.

“Estamos aguardando a nota da Câmara Técnica. Quero deixar claro que alem dos requisitos exigidos por Lei nós desenvolvemos outras políticas de preservação ambiental” finalizou o prefeito Paulo Savaris