O dia em que Flor da Serra do Sul ficou coberta de neve

01 de Janeiro de 2008

O jipe segue pela estrada de chão e seus pneus parecem rasgar um tapete branco. Galhos de pinheiro caem como se alguém os estivesse cortando a machado. A memória do Ciro Marin volta no tempo, mais precisamente no ano de 1965. Foi quando aconteceu a grande nevasca que cobriu o solo de Flor da Serra do Sul e a neve acumulada era tanta que chegou a altura do pára-choque de seu jipe.

Ele relata que as crianças brincaram e ninguém trabalhou naquele dia. Chegaram a fazer um palhaço de neve “e colocaram a cinta e os revólveres nele. Apareceu até em Salgado Filho”, conta Marin. Os animais também não se alimentaram o dia inteiro, mas choveu no final da tarde e a neve derreteu sem causar prejuízos e tudo voltou ao normal. Porém, nem sempre foi assim, pois em outra ocasião nevou e ao invés de chuva veio o sol, o que acabou queimando a vegetação.

Marin mostra a foto dele e os amigos no meio da neve. “É bonito porque você olha assim é tudo branco, nós paramos na estrada e só se escutava galho de pinheiro caindo”. Ao relatar a alegria de ter presenciado aquele momento ele lamenta a falta de chuva nos dias atuais. “Tinha que dar outra dessas em vez de dar essa seca que está judiando todo mundo”, comenta o agricultor.

Pular para o conteúdo