Encontro regional do Nasf-AB

10 de Outubro de 2019

Em setembro a equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) e da Atenção Básica (AB) que atuam na saúde de Flor da Serra do Sul participaram do 1° Encontro Regional do Nasf-AB em Planalto.

O evento teve como objetivo conhecer as equipes do Nasf e da Atenção Básica, rever os processos de trabalho dessas equipes junto à Atenção Básica, esclarecer dúvidas do processo de trabalho e registros nos prontuários eletrônicos do e-SUS AB, além de apresentar proposta de melhorias na saúde. “O encontro propiciou a troca de experiências e a qualificação dos profissionais visando ampliar o atendimento aos pacientes”, afirmaram os participantes.

Na oportunidade a equipe apresentou os trabalhos que estão sendo realizados no município através dos dois setores:

Saúde do Idoso

Este projeto acontece em encontros mensais, com o público da terceira idade, acompanhado pela equipe multiprofissional da Estratégia de Saúde da Família (ESF), junto com Academia da Saúde e Nasf. A equipe realiza triagem de todos os participantes, atualização da carteirinha de medicamentos, consultas médicas e pedido de exames. Com os integrantes acontecem atividades educativas em saúde envolvendo diversos profissionais como nutricionista, psicóloga, médicos e demais áreas da saúde.

Projeto com diabéticos e hipertensos

Envolve as pessoas com doenças crônicas, diabéticos e hipertensos. O acompanhamento dos pacientes é através de atendimento domiciliar e encontros do grupo, feito pela equipe multiprofissional do ESF, junto com Academia da Saúde e Nasf. A equipe realiza triagem de todos os participantes, atualização da carteirinha de medicamentos, consulta médica, renovação de receita, pedido de exames, bem como atividades educativas de promoção e prevenção em saúde.

Grupo Bem Estar

O projeto acontece desde novembro de 2018, sendo um grupo de acompanhamento semanal com equipe multiprofissional. O objetivo é desenvolver ações de prevenção e orientações com os pacientes acima do peso, focando nas mudanças de hábitos, como reeducação alimentar e práticas de atividades físicas. A equipe realiza triagem de todos os participantes, atualização da carteirinha de medicamentos, consulta médica, pedido de exames e eletrocardiograma.

Projeto de Gestante – Mãe Sulflorense

Os encontros do grupo acontece uma vez por mês, acompanhado por equipe multiprofissional que envolve enfermeira da Unidade Básica de Saúde (antiga Clínica da Mulher), equipe de odontologia, equipe Nasf (psicóloga, fisioterapeuta, farmacêutica e nutricionista), que desenvolvem ações de educação em saúde com as gestantes e familiares, voltado para o cuidado materno-infantil.

Grupo Caminhada Orientada “Passos da Saúde”

Voltado para terceira idade, acontece toda terça e quinta-feira às 17h15 na academia da saúde e lago municipal. Esse projeto é acompanhado pelo educador físico e pela técnica de enfermagem.

Grupo de lombalgia

São realizados atendimentos em grupo a pessoas com sintomatologia características na região da lombar e dor ciática (irradiada para membros inferiores) oriundas de lesões que ocorrem na coluna lombar como: hérnia de disco, abaulamento discal, osteófitos, escoliose, espondilolistese, entre outras. É realizado acompanhamento com profissional de fisioterapia, onde são realizados exercícios de alongamento, fortalecimento entre outros. Os atendimentos ocorrem na academia da saúde, toda sexta-feira.

Campanhas Além das ações com os grupos, atendimentos clínicos e visitas domiciliares, os profissionais desenvolvem ações temáticas como o Agosto Dourado (incentivo a amamentação), Setembro Amarelo (prevenção ao suicídio), Outubro Rosa (Prevenção ao câncer de mama e de colo de útero) e Novembro Azul (saúde do homem).