Recorde no volume de silagem

04 de Março de 2011

=”javascript:popup(‘/pop-up/noticias.asp?id=579&img=01’);”>Agricultores de Flor da Serra do Sul e região estão surpresos e contentes com o volume de silagem. O produto feito de pés de milho verde é o principal complemento alimentar em períodos de pouco pasto durante o inverno.



Produtores de leite afirmam que a média do volume de silagem feita num hectare aumentou pelo menos 30% em relação ao mesmo período do ano passado. Agricultores do Assentamento das Missões e da linha Foguista no interior de Flor da Serra chegaram a ter aumento de 70%.



Clairton de Oliveira, da linha Foguista, aumentou a área de cultivo de silagem de 1 para 2 hectares em relação à safra anterior. “O tempo ajudou, não tivemos estiagem como estava previsto no final do ano passado. Fazia tempo que a gente não via pés de milho tão grandes” destaca o pecuarista que atualmente tem 14 vacas em lactação.



=”javascript:popup(‘/pop-up/noticias.asp?id=579&img=02’);”>Máquinas agrícolas da prefeitura são responsáveis pela produção de pelo menos 80% da produção de silagem feita em Flor da Serra do Sul. “É importante contribuir com a agricultura familiar e aqui fizemos isto” destaca Hélio Arsego, extencionista da Emater (Empresa Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural).



Hélio explica que num hectare de milho bem manejado é possível ter chegar a um faturamento de R$ 2 mil. Este mesmo hectare com silagem pode manter aproximadamente 8 vacas de leite, se a produção média for de apenas 8 litros por dia, o faturamento do pecuarista será de quase R$ 12 mil. “Vale a pena fazer silagem, não é por acaso que ano após ano aumenta a área de cultivo” finaliza Arsego.


 






=”javascript:popup(‘/pop-up/noticias.asp?id=579&img=01’);”>





=”javascript:popup(‘/pop-up/noticias.asp?id=579&img=02’);”>

Pular para o conteúdo