Prorrogada campanha da Brucelose e Aftosa

13 de Novembro de 2009

=”javascript:popup(‘/pop-up/noticias.asp?id=280&img=01’);”>Flor da Serra do Sul – Secretário de Agricultura, Nelson Kunsler, alerta que a campanha de vacinação contra brucelose e aftosa devem encerrar dia 30 de novembro. Entre o gado de leite e o gado de corte, há, no município de Flor da Serra do Sul aproximadamente 15 mil cabeças de gado.



A prefeitura disponibiliza um médico veterinário que vai até as propriedades aplicar a vacina (B-19) contra a brucelose. Esta imunização é feita em todas as bezerras de três a oito meses. Conforme informações da Secretaria de Agricultura resta imunizar menos de 30% do rebanho sulflorense.
Já a vacina contra aftosa é aplicada pelo próprio produtor, que deve imunizar todos os animais, desde o bezerro com menos de 1 ano até o animal mais velho. Em maio foi realizada a vacinação dos animais com mais de 2 anos, nesta 2ª etapa todas as cabeças devem ser vacinadas.



A Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná (SEAB) orientam os pecuaristas a vacinar seus rebanhos. O não cumprimento implica na suspensão do GTA (Guia de Transporte Animal) e no direito de compra e venda dos animais.
Todo o controle de vacinação do município é feito pelo representante do SEAB em Flor da Serra do Sul, Gilvani Pizatto, que atende na Secretaria do Meio Ambiente. O pecuarista compra tantas doses contra aftosa, depois leva a nota até Gilvani.


Importância da vacinação:
O crescimento pecuário de um município só existe quando há cooperação entre os produtores. Não adianta 95% dos produtores de leite ou de gado de corte manter as vacinas em dia se um ou outro pecuarista irresponsável não imunizar os seus animais. Estas doenças são altamente infecciosas e transmissíveis. Frequentemente a SEAB realiza blitz para identificar gado não vacinado, a confirmação de um animal infectado pode comprometer todo o rebanho de um município. Portanto se você sabe que o seu vizinho não vacina o gado, denuncie. Vá até a Secretaria de Agricultura e relate que tal vizinho não está vacinando o gado.


O que é brucelose?


A brucelose é uma zoonose, ou seja, uma doença que é passada para os seres humanos. A doença causa infertilidade e aborto nas bezerras, geralmente nos últimos três meses de gestação. No homem, causa inchaço nos testículos e também infertilidade. É transmitida através do leite e do contato com o animal enquanto ele cria o feto. A bactéria permanece viva por 200 dias.






=”javascript:popup(‘/pop-up/noticias.asp?id=280&img=01’);”>

Pular para o conteúdo