Participação garante desenvolvimento

15 de Abril de 2011

=”javascript:popup(‘/pop-up/noticias.asp?id=603&img=01’);”>Dia 7 de abril o Poder Executivo de Flor da Serra do Sul se reuniu com o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CMDR) do município para orientar as ações da Secretaria de Agricultura. Neste mesmo dia o Conselho de Flor da Serra se reuniu os CMDR’s de Salgado Filho e Manfrinópolis para planejar o fortalecimento territorial do sudoeste.
Os 25 conselheiros se reuniram com representantes da Emater, Secretaria de Agricultura, e o prefeito Paulo Roberto Savaris.

O que é o CMDR
O Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural é composto por um ou dois agricultores de cada comunidade interiorana de Flor da Serra do Sul. Estes agricultores são indicados pela própria comunidade, para representá-los e defender o que julgam melhor para o município. O conselho tem poder deliberativo, ou seja, todos os programas e aquisições feitos pela Secretaria de Agricultura de Flor da Serra do Sul devem ser aprovados pelos conselheiros antes de serem executados.

Outra função do CMDR é verificar, anualmente, quem realmente se enquadra como agricultor familiar e tem direito Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) que dá direito a várias linhas de crédito com valores subsidiados pelo governo federal.

O secretário de Agricultura, Josemar Tomazzini, destaca a importância do CMDR. “Isto é muito importante para o desenvolvimento do município. Os conselheiros são representantes e defensores da agricultura de Flor da Serra do Sul. Todos os programas, aquisições de máquinas, construção de galpão ou programas de pastagem, são debatidos por eles” conclui Tomazzini.