Flor da Serra do Sul terá a 1ª amostra da terneira

01 de Setembro de 2011

A primeira amostra da terneira de Flor da Serra do Sul ocorrerá no dia 1º e 2 de dezembro. Segundo o médico veterinário Valmor Felipe Júnior foram selecionados 50 bezerras para participar da amostra. “Todas as bezerras escolhidas são fruto de inseminação e são da raça leiteira” diz.  As bezerras inscritas estão recebendo um acompanhamento mensal. “Se no dia da amostra a bezerra não estiver dentro do peso exigido para a idade, altura e raça, ela será desclassificada” diz o médico veterinário. O objetivo da amostra é melhorar a qualidade da criação da bezerra no município.



Segundo Valmor quando a bezerra não é criada adequadamente ela tem a primeira lactação atrasada. “A bezerra quando bem criada pode receber a primeira inseminação com 15 meses. Mas em nosso município muitas bezerras são enxertadas com 25 meses. Em média estamos deixando de ganhar uma lactação” diz o médico veterinário.



 Durante a amostra serão escolhidas as melhores bezerras de três categorias: de dois a cinco meses; de seis a nove meses e de 10 a 14 meses. O prêmio para a grande campeã da amostra e para as campeãs de cada categoria ainda não foram definidos. “O objetivo maior em participar da amostra é comparar as bezerras com as de outros produtores e melhorar o manejo” diz o produtor de leite da Linha Rio Verde, Geovani Krenschinski.



Quem visitar a amostra também poderá participar das palestras sobre a criação de bezerras, pré parto, confecção de feno e forragem de pasto. As palestras serão realizadas no Centro de Eventos e a amostra ao lado do ginásio municipal. A entrada é gratuita.

Pular para o conteúdo