Flor da Serra do Sul recebe visita da Câmara Técnica

08 de Abril de 2011

=”javascript:popup(‘/pop-up/noticias.asp?id=597&img=01’);”>Nas escolas de Flor da Serra do Sul os alunos aprendem desde cedo a cuidar do meio ambiente e fazer o dever de casa. “Eles aprendem que se fizer uma horta com menos agrotóxicos e mais adubo orgânico eles comem alimentos mais saudáveis e têm mais qualidade de vida” explica a diretora do departamento de Educação Ambiental, Eliane Sustakowski.

Os passeios ecológicos já fazem parte da grade curricular dos alunos. A educação ambiental é trabalhada na prática e o ano todo, não apenas nas datas alusivas ao meio ambiente. Mas quem ganha com isso não é apenas a natureza, Flor da Serra do Sul recebe ICMS Ecológico (Imposto sobre circulação de mercadorias e serviços). Ano passado o valor recebido girou em torno de R$1milhão e foi investido em Educação, na Saúde, em agricultura e repartido entre outras secretarias.

No último dia 28 o município recebeu a visita da Câmara Técnica de Francisco Beltrão formada por representantes do IAP (Instituto Ambiental do Paraná), Emater (Instituto Paranaense de Assistência técnica e Extensão Rural), Seab (Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Paraná), Sanepar (Companhia de Saneamento do Paraná) e da 8ª Regional da Saúde. A comissão avaliou os trabalhos realizados no ano passado e atribuiu nota 7,1.
Segundo Eliane o município foi elogiado pela equipe da Câmara Técnica. “Crescemos muito, em 2009, Flor da Serra tinha 6,7. Esse ano trabalharemos para alcançar a média 8,00” ressalta.  O crescimento de quatro décimos na nota se dá também ao número de proteção de fontes, no ano passado foram feitas 21 proteções de fonte e 4 mil metros de cerca. “Quando identificamos um rio que passa em uma propriedade, conversamos com o proprietário e isolamos 30 metros de cada lado do rio com uma cerca, além disto plantamos árvores nativas”explica Eliane.

Esse ano a Secretaria do Meio Ambiente quer aumentar os trabalhos. Na Escola Nossa Senhora da Glória está sendo concluída uma estufa com litros descartáveis.  O projeto Cada Comunidade uma Flor também quer além de embelezar o interior, aumentar o trabalho de proteção das nascentes. Tudo para chegar a nota 8, ganhar um valor maior de ICMS Ecológico e aumentar a qualidade de vida dos sulflorenses. O Paraná foi o primeiro Estado a implantar o ICMS Ecológico. Hoje o incentivo de conservação ambiental que começou em 1991 é uma realidade em mais de 10 Estados do país.