Agricultores de Flor da Serra do Sul participam de Curso de Pastagem

25 de Abril de 2011

=”javascript:popup(‘/pop-up/noticias.asp?id=604&img=01’);”>Dia 25 de março foi concluído o curso de pastagem disponibilizado pela secretaria de Agricultura de Flor da Serra do Sul. Foram três sextas-feiras de curso, ministrados pelo engenheiro agrônomo do Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) Laércio Sartor. Treze agricultores que se inscreveram no curso puderam tirar dúvidas e aprender novas técnicas de plantio.  Alguns agricultores já começam a preparar as mudas e esperam a saída do inverno para implantar as pastagens perenes.



Segundo a engenheira agrônoma, Sônia Toigo, grande parte dos agricultores que participaram do curso trabalhavam com pastagens anuais. No verão, os agricultores trabalhavam com as pastagens de milheto e sorgo, e no inverno utilizavam a aveia e o azevem para alimentar o gado. “Com pastagem perene se diminui despesa e há ganho na produção de forragem porque o pasto começa a produzir muito mais cedo do que no plantio anual”explica Sônia .


A pastagem anual requer um tempo mais elevado. “Todo ano você prepara o solo, joga a semente e precisa esperar o tempo necessário para ele nascer” explica Sônia. No curso foram distribuídas algumas mudas para os agricultores. Até setembro ou outubro, a área deverá estar implantada, principalmente com a grama Tifton 85.


Segundo a engenheira agrônoma, a pastagem tropical é a que mais está se adaptando às condições de clima e solo da região, o retorno na produção leiteira também é maior. “O teor de proteína, responsável pela produção do leite, fica em torno de 15%. A concentração é muito boa para uma pastagem cultivada” explica a engenheira agrônoma.


 






=”javascript:popup(‘/pop-up/noticias.asp?id=604&img=01’);”>

Pular para o conteúdo