Os destaques da educação

06 de Setembro de 2019

Conforme dados do IBGE, Flor da Serra do Sul é um dos menores municípios do Sudoeste do Paraná, contando com apenas 4,6 mil habitantes, mesmo assim Flor da Serra se destaca pelos investimentos que realiza na rede municipal de ensino. Em um levantamento realizado em conjunto com a Administração e Secretaria de Educação, apontam-se vários pontos que colocam o município à frente quando se fala de educação. Conforme o levantamento, dentre as questões que podem ser destacadas estão:

Qualificação de professores – Os professores da rede municipal de ensino contam com a graduação e mais de 95% deles têm ainda especializações, como pós graduações, nas suas áreas de atuação, o que contribuiu para aumentar o nível técnico do ensino da rede municipal.

Além disso, da qualificação que os profissionais já tem, contam ainda com a oferta de formação continuada, oferecida pela Administração e Secretaria de Educação, ao longo do ano, como palestras, seminários e demais atividades. Somente no ano de 2019, serão ofertados mais de 100 horas de formação continuada.

Outro fator que contribuiu para a qualidade do ensino é o tempo de hora atividade dos professores, que subiu nos últimos anos de 20% para 33%, possibilitando mais tempo para que o professor planeje suas aulas e consiga desenvolver atividades diferenciadas, realizando seguidamente avaliação de sua didática e ajustando conforme a necessidade dos alunos.

Ainda falando sobre os professores, o salário pago aos profissionais de Flor da Serra do Sul são mais altos que os municípios vizinhos do mesmo patamar populacional, e em 2018 chegou a ser o 6º melhor salário do Estado do Paraná, segundo dados divulgados pelo próprio governo estadual.

Vagas na educação – Outro ponto positivo que é comemorado no município é que hoje não há uma lista de espera de vagas nas creches, toda a demanda do município foi suprida, e as crianças que precisam estão matriculadas.

Destaca-se ainda a diminuição do número de alunos por turma, uma mudança gradual, que oferece ao professor mais oportunidade de trabalhar de forma diferenciada com os alunos, visando a qualidade do ensino aprendizagem. Quando o professor tem mais tempo para planejamento e menos alunos na turma, consegue planejar e executar melhor as atividades previstas no plano de aula.

Qualidade de ensino – A média do Brasil no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) anos iniciais do ensino fundamental é de 5,8, e Flor da Serra do Sul está bem acima da média nacional, atingindo na última avaliação (2017) a nota de 6,2.

Estrutura e últimos investimentos – A rede municipal de ensino conta com 11 ônibus de frota própria, mais cinco terceirizados para a realização do transporte escolar. Sendo que a maioria deles são seminovos, oferecendo segurança e qualidade aos alunos. Além disso, o município conta com duas escolas novas, que juntas somam mais de R$ 4 milhões de investimentos: A escola Nossa Senhora da Glória e a escola Alice Rubin Bernardi. Para o ensino das crianças menores, será inaugurado ainda uma super creche, com mais de R$ 1 milhão de investimento, em uma unidade construída seguindo o padrão estabelecido pelo Ministério da Educação.

Ações pedagógicas – Dentre as ações pedagógicas realizadas, são destaque as voltadas para a participação familiar na escola, incentivos à leitura, desenvolvimento de ações temáticas em datas especiais, trabalhos e projetos que visam despertar a consciência ambiental nos alunos, além de todo o trabalho realizado seguindo as diretrizes do Projeto Político Pedagógico, Proposta Pedagógica Curricular e Plano Municipal de Educação.