Eco Expresso Sanepar recebeu alunos

22 de Agosto de 2018

Na semana passada o município de Flor da Serra do Sul recebeu o ônibus Eco Expresso Sanepar – Projeto do rio ao rio, que leva a todo Paraná o conhecimento sobre o Ciclo da Água e o Saneamento Ambiental. Os alunos da rede municipal e e

stadual de ensino puderam visitar o ônibus e conhecer suas maquetes informativas.

Conforme o representante do projeto, Adrio Trevisan, através das maquetes estruturadas no ônibus é possível levar aos alunos a explicação sobre o ciclo da água, desde que ela é captada do rio, até ela voltar a ele. “O Projeto visa conscientização dos estudantes, explicando a necessidade do uso racional da água que passa por nossas casas para a conservação dos recursos hídricos. Isso é uma ação que depende de todos nós”, afirmou.

O projeto apresenta os processos executados pela empresa Sanepar para cuidar da água: desde a conservação de mananciais, captação da água, tratamento, distribuição, uso correto, ligações de água e esgoto nas residências, tratamento de esgoto e destinação de resíduos urbanos. “Só foi possível trazer o projeto até aqui graças à parceria com a Secretaria de Educação que nos auxiliou na organização do roteiro para visitação dos alunos. Como o município tem a pretensão de ser reconhecimento como promotor de educação ambiental e preservação essa é mais uma ação que vem para somar na propagação do conhecimento ambiental”, destaca Adrio.

O secretário de Educação, Doa lsei Caragnatto, destacou a importância de ações como essa. “Queremos ser referência na questão ambiental, e temos capacidade para isso, sendo assim, trabalhar com as crianças desde cedo sobre preservação e conscientização é fundamental. Ações como essas só agregam valor ao trabalho que já estamos fazendo com a Escola Ambiental e todas as outras ações voltadas ao meio ambiente”, afirmou.

Sobre o projeto

O Eco Expresso é um centro de educação ambiental itinerante que leva à população informações sobre meio ambiente e saneamento. O ônibus é equipado com uma grande maquete que permite ao visitante conhecer o caminho da água desde a nascente até a sua disposição final, na forma de esgoto tratado. Esse caminho é chamado de Ciclo do Rio ao Rio.

Além dos processos de abastecimento com água tratada e de coleta e tratamento de esgoto, a maquete demonstra como é feita a produção de energia renovável a partir das estações de tratamento de esgoto. Também apresenta o tratamento adequado dos resíduos sólidos urbanos.

O objetivo do Eco Expresso é fazer com que a população se sinta responsável pela preservação dos recursos hídricos e que adote atitudes sustentáveis no dia a dia, como usar água sem desperdiçar, destinar o lixo corretamente e fazer a ligação do imóvel à rede de esgoto de forma adequada.

Pular para o conteúdo