Alimentar -se bem é aprender

16 de Setembro de 2009

=”javascript:popup(‘/pop-up/noticias.asp?id=238&img=01’);”>Com atividades lúdicas, os acadêmicos de Nutrição orientaram cerca de 450 alunos de escolas públicas sobre a problemática do consumo de guloseimas e falaram da importância de uma alimentação saudável
‘Alimentação saudável para promoção da qualidade de vida’, esse é o tema do projeto de extensão do curso de Nutrição da Universidade Paranaense – UNIPAR, Campus de Francisco Beltrão, em que os estudantes levam informações nutricionais para a comunidade.

Recentemente, estudantes de nutrição da Unipar,  através do convite feito pela secretaria de educação de Flor da Serra do Sul, foram ao município com a peça teatral ‘As aventuras do Barrigudinho’ (em 28/7).
O teatro foi direcionado ao público infanto-juvenil e atendeu a aproximadamente 450 alunos da Escola Municipal Nossa Senhora da Glória e do Colégio Estadual Barão do Rio Branco.
A atividade abordou de forma lúdica a problemática do consumo de guloseimas e ressaltaram a importância de uma alimentação saudável.

Segundo a professora, a peça, de 30 minutos de duração, é uma comédia, que atraiu a atenção e participação dos expectadores: “Acredito que teremos resultados positivos na promoção da qualidade de vida”.

A acadêmica Cristine de Lima, do 5º ano, está acompanhando as atividades para desenvolver seu TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), com o objetivo de avaliar o impacto causado pelo projeto na alimentação das crianças, por meio de peças de teatros, questionários para analisar mudanças de hábitos de alimentares e de brincadeiras.

A ação, realizada desde o ano passado no município, é uma parceria da Secretaria de Educação com a UNIPAR. Segundo a nutricionista Daniela S. Strapazzon, responsável pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar da Prefeitura Municipal, as atividades são de excelente impacto sobre a alimentação dos alunos atendidos, já que visa a melhora dos hábitos alimentares. Sabe-se que a orientação ainda nas primeiras fases de vida se traduz em melhor qualidade de vida.
Daniela Strapazzon