Indicadores mostram desenvolvimento de Flor da Serra do Sul

09 de Abril de 2012

=”javascript:popup(‘/pop-up/noticias.asp?id=773&img=01’);”>Tratam-se de índices de desenvolvimento humano que destacam o município no cenário nacional e estadual, resultantes de avaliação feita por instituições nacionais de credibilidade e não de uma avaliação feita pela própria administração.

Como e porque Flor da Serra do Sul, um município pequeno, com receita limitada, cuja maior fonte é o Fundo de Participação dos Municípios (FPM), avançou tanto e chegou a esses índices? Para obter essa resposta, a reportagem do Jornal da Fronteira passou um dia no município e ouviu alunos, pessoas da comunidade, representantes da administração e dos setores diretamente envolvidos (Educação e Saúde).

Flor da Serra do Sul obteve índice de 7,77 no IDSUS, ficando em 4º lugar entre os 399 municípios paranaenses, e em 21º lugar entre os 5.565 municípios brasileiros.
A nota de Flor da Serra do Sul no IDEB é 6,7, a segunda melhor nota entre os 399 municípios do Paraná.

Considerações
Não que Flor da Serra do Sul seja um paraíso de perfeição. Como qualquer município, Flor da Serra tem seus problemas e demandas, mas a diferença está na visão e forma como eles são tratados. E também é certo que não se chega a um resultado desses, que não é pouca coisa não, da noite para o dia ou de um ano para o outro.

Estas conquistas, que referendam Flor da Serra do Sul em qualidade de vida, resultam de um longo caminhar, norteado por decisões administrativas e políticas, planejamento, eficiência na gestão, priorização de investimentos com viabilidade e resolutividade, e o cuidado com as pessoas.

Estas conquistas devem ser muito comemoradas pelos sulflorenses. Cada um está de parabéns por estas referências e todos devem bater no peito com ufanismo e satis-fação, e sentir muito orgulho de viver, traba-lhar e constituir suas famílias e patrimônios em um município com tais qualidades. Afinal, os sulflorenses vivem em um município que, independente de quem é prefeito ou vereador, é o 4º do Paraná e 21º do Brasil em qualidade na saúde; o 2º do Paraná em qualidade na Educação, e o 9º do Sudoeste em qualidade de vida. E isso, sem dúvidas,  enche qualquer cidadão de orgulho pelo lugar onde vive.

A secretária municipal de Educação, Ivone Demartini, citou que a qualidade na educação sempre foi prioridade em Flor da Serra do Sul e todas as ações têm por fim buscar essa qualidade. “O comprometimento de todos os envolvidos, administração, professores, equipe de educação, alunos e comunidade escolar é o principal fator que nos levou e este patamar. Os pais sempre responderam positivamente e todos os esforços desempenhados foram bem aproveitados.

Cada um sempre deu o melhor de si, porque estamos conscientes que melhorando a educação, melhoramos a qualidade de vida em todos os aspectos. E esse é um trabalho conjunto, de muita gente envolvida ao longo dos anos”, explicou.

Ivone destacou que a estrutura da educação é boa no município e vai melhorar ainda mais com a nova escola que entrará em funcionamento. Além das aulas regulares, o município oferece  contra turno de reforço, contra turno social, sala de recursos, materiais pedagógicos diversificados, capacitação constante dos professores, e transporte e alimentação escolar em todas estas atividades.

A secretaria municipal está implantando o novo plano do magistério municipal e neste ano adotou, para