Censo demográfico 2010

19 de Março de 2010

=”javascript:popup(‘/pop-up/noticias.asp?id=357&img=01’);”>A coleta do Censo Demográfico do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) que é feito a cada 10 anos em todo o país, será realizada a partir do dia 1º de agosto de 2010. A coleta serve para responder questões como; quem somos, como somos e como vivemos. É através do censo que o Fundo de Participação dos Municípios (FPM) é alterado.
Todo o trabalho do Censo Demográfico é realizado em etapas. Segunda-feira, dia 15 de março iniciou a pré-coleta, que visa analisar a base territorial. Nesta etapa o Coordenador de Sub-área, orienta o Agente Censitário Municipal e o Agente Censitário de Informática a catalogar novos estabelecimentos, residenciais e comerciais, avaliar as características de pavimentação, iluminação pública, calçadas, saneamento básico, coleta de lixo e verificar se os logradouros (nome das ruas) continuam os mesmos.

Os coordenadores do censo foram contratados pelo IBGE através do concurso realizado em dezembro do ano passado. Até o momento já foram contratados, Coordenadores de Região, Coordenadores de Sub-região, Agente Censitário Municipal e Agente Censitário de Informática. Para a contratação dos recenseadores será realizado um novo concurso, segundo Dalila da Silveira Pinto que é agente censitária regional, e coordena da sub-área de Santo Antonio do Sudoeste, que envolve os municípios de Barracão, Bom Jesus do Sul, Flor da serra do Sul, Pinhal do São Bento, Pranchita e Santo Antonio do Sudoeste, serão contratados 620 recenseadores só no sudoeste do Paraná. Seis vagas destas estão disponíveis em Flor da Serra do Sul.

=”javascript:popup(‘/pop-up/noticias.asp?id=357&img=02’);”>Dalila e o coordenador de área, Paulo Roberto de Freitas, estiveram em Flor da Serra do Sul, no último dia 10, para passar informações sobre o Censo 2010 ao prefeito, Paulo Roberto Savaris e aos vereadores e secretários.
“Explicamos as lideranças do município como funciona a pré-coleta, e aproveitamos para falar sobre o projeto, onde vamos levar material escolar educativo para as crianças nas escolas, para que elas possam chegar em casa e contar aos pais que o pessoal do censo irá visitá-los”, conta Dalila. “Aproveito a oportunidade para alertar toda a população, para que não passem nenhum tipo de informação a pessoas que se apresentarem como recenseadores antes do dia 1º de agosto, por que algumas pessoas usam o nome do IBGE para outros fins. Os recenseadores chegarão a sua casa com identificação do IBGE, colete, crachá, e terão o computador de mão para coletar informações e se necessário pegar alguma assinatura”, alerta Dalila.

Para que os recenseadores possam trabalhar de forma estruturada, foi feito no início de janeiro um pedido a todos os municípios, para que cedessem à estrutura básica necessária, com instalação de telefones e internet. A administração de Flor da Serra do Sul em parceria com o Poder Legislativo cederam uma sala da Câmara de Vereadores, com todos os equipamentos necessários.

Vale lembrar que os recenseadores não têm salário fixo, eles recebem conforme o rendimento do trabalho que realizam, os rendimentos giram em torno de R$ 1.000,00, mas podem ultrapassar R$ 2.000,00.